Pequenos negócios

Como otimizar a gestão de equipes no comércio

17/03/2025 7 mins

Contar com um grupo de trabalho coeso, comprometido com o trabalho e resultados, é a chave para o sucesso de qualquer organização. Por isso, é muito importante desenvolver uma gestão de equipes de excelência, priorizando os colaboradores e promovendo a sua satisfação.

Na verdade, as pessoas são um dos ativos mais importantes das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, visto que elas fazem o negócio acontecer, focando em suas tarefas e dando o melhor de si para otimizar o tempo.

Já dizia Walt Disney: “você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. E esta frase continua tão atual!

Com uma sólida gestão de equipes, você garante que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos, propósitos e valores do negócio, melhorando, assim, a qualidade do atendimento, a satisfação dos clientes e, consequentemente, o aumento das vendas. Aprimore a sua liderança com as dicas que apresentamos neste conteúdo!

Engaje e inspire o seu time

Para ter sucesso no empreendimento, é fundamental basear as suas ações no modelo de líder inspiracional, aquele que influencia as pessoas, criando um ambiente de trabalho produtivo, agradável e seguro.

A liderança inspiracional envolve a equipe em um propósito, enaltece as qualidades, oferece autonomia, inspira pelo exemplo e incentiva as pessoas a assumirem novos desafios, conforme as suas competências, desejos e motivações.

Portanto, este estilo de liderança é fundamental para promover o engajamento das pessoas em prol dos bons resultados. Quando as equipes abraçam os objetivos e valores do negócio, é possível:

  • obter excelentes níveis de produtividade;
  • tornar o trabalho mais leve, melhorando o clima organizacional;
  • reforçar a imagem de marca empregadora;
  • aumentar a retenção dos talentos e, em consequência, diminuir o absenteísmo e o turnover;
  • potencializar os resultados da equipe de vendas e de outras áreas.

Perceba que o engajamento, nada mais é que o vínculo psicológico que estimula o comprometimento do colaborador com a empresa. Sendo assim, funcionários comprometidos:

  • aprendem mais em menos tempo;
  • são promotores da empresa;
  • são mais criativos;
  • buscam os melhores resultados;
  • se sentem felizes em fazer parte do time.

Considerando estes pontos, podemos entender quão importante é priorizar a liderança inspiracional para fortalecer a gestão de equipes em um pequeno comércio.

2. Promova a autonomia

Estimular a autonomia é fundamental para o crescimento dos colaboradores, pois reforça a sua autoconfiança e sensação de pertencimento, repercutindo assim, na sua motivação para o trabalho.

Uma das formas mais efetivas de mostrar que confia na eficiência e suporte da sua equipe é delegar tarefas, considerando as habilidades, competências e aptidões de cada um. 

Além desse ponto, delegar atividades da maneira correta requer:

  • orientar os colaboradores, fornecendo todas as informações necessárias para um bom desempenho;
  • definir prazos, metas e objetivos conforme as demandas de cada atividade;
  • esclarecer dúvidas e proporcionar feedbacks regulares;
  • colocar-se à disposição para ajudar quando for necessário.

Quando o empreendedor apoia a autonomia, a sua equipe alcança níveis de produtividade muito mais elevados. Mas, não é só isso! Há outros benefícios tanto para a empresa como para os seus colaboradores, como:

  • evita a sobrecarga de trabalho;
  • melhora o clima organizacional;
  • otimiza o atendimento ao cliente;
  • atrai e retém os talentos, reduzindo os custos de contratação e treinamento.

Em vista disso, fica clara a necessidade de estimular a autonomia em prol do desenvolvimento dos colaboradores e alcance de melhores resultados para o estabelecimento.

3. Ofereça treinamentos regulares

Uma boa gestão de equipes inclui a organização de treinamentos regulares, sejam operacionais, de habilidades ou comportamentais.

As instâncias de capacitação são fundamentais para otimizar o atendimento ao cliente, a gestão de compras e os processos, oferecendo aos colaboradores as ferramentas mais eficientes para lidar com os afazeres do dia a dia.

Além disso, treinar o pessoal estimula a sua motivação para o trabalho, pois ampliam os seus conhecimentos, sentindo-se mais seguros para tomar decisões, atender aos clientes e, quando necessário, improvisar perante situações desafiadoras.

Outro ponto importante sobre estes eventos de aprendizagem é que eles ajudam a reter os colaboradores, fomentando, assim, o comprometimento e a sua permanência na empresa.

Sem dúvidas, manter as equipes treinadas e eficientes gera excelentes resultados em termos de vendas e experiência do cliente. Assim sendo, podemos afirmar que uma equipe bem treinada é uma robusta vantagem competitiva.

4. Aposte em uma comunicação eficiente

Além de influenciar no atendimento ao cliente, garantindo um serviço mais cordial, agradável e satisfatório, uma comunicação sem ruídos faz toda a diferença no desempenho dos colaboradores.

Isso acontece porque uma comunicação eficaz motiva os colaboradores a se expressarem mais, portanto, eles se sentem livres para tirar dúvidas, fazer comentários e dar sugestões.

Em um ambiente onde a comunicação rápida é essencial para a satisfação dos clientes, vale a pena adotar as seguintes medidas:

  • faça reuniões periódicas, compartilhando informações relevantes, como a revisão das metas e a discussão de desafios;
  • aposte em ferramentas internas de comunicação, como grupos de WhatsApp, pois facilitam a troca de informações em tempo real;
  • desenvolva a escuta ativa, ouvindo as opiniões dos colaboradores e demonstrando interesse pelas suas ideias, preocupações e sugestões.

Estas ações reforçam o relacionamento interpessoal e potencializam a confiança das pessoas na gerência, aspectos indispensáveis para estruturar uma equipe alinhada, coesa e colaborativa.

5. Acompanhe o desempenho da equipe

Acompanhar os resultados do pessoal é vital para o sucesso do negócio e uma das formas mais interessantes de fazê-lo é usando indicadores de desempenho, conhecidos em inglês como Key Performance Indicator (KPI), como tempo de atendimento, vendas por funcionário e taxa de retorno de clientes.

Além de oferecer insights relevantes sobre a qualidade do serviço e o rendimento dos colaboradores, estas métricas permitem conhecer melhor a dinâmica de funcionamento do negócio.

Também são excelentes para detectar pontos fortes e processos que demandam melhorias, bem como oferecer informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.

Assim sendo, acompanhar os resultados da equipe não somente otimiza a performance individual e coletiva, como também assegura que o seu comércio alcance um lugar de destaque no mercado, proporcionando uma experiência de excelência para os clientes e obtendo resultados financeiros mais expressivos.

Gestão de equipes: o caminho para superar a concorrência

Se você quer melhorar o desempenho do seu empreendimento, vale a pena revisar os processos e as iniciativas voltadas à gestão de equipes. Ao analisá-las, você poderá descobrir inconsistências, pontos de melhoria e formas de alavancar o rendimento do pessoal.

Por certo, quando adotamos práticas eficazes de liderança, motivação, comunicação e resultados, criamos um ambiente propício para o engajamento das pessoas e o crescimento do negócio, aspectos fundamentais para as empresas que desejam alçar altos voos no mercado.

Esperamos que os nossos conselhos sejam valiosos para a sua gestão e que forneçam as ferramentas necessárias para garantir resultados ainda mais promissores, pois o nosso objetivo é ajudar os clientes a administrar o seu comércio, optando pelas melhores práticas, inclusive, no setor de compras.

Conte com o Komprão para otimizar os ganhos do seu comércio. Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *