Marketing e vendas

Tendências do mercado em 2025: o que lojistas devem saber já no começo do ano

01/01/2025 6 mins

Tudo está mudando muito nos últimos anos, por isso, ficar por dentro das tendências de mercado em 2025 pode ser uma das melhores estratégias de negócios. Com o surgimento de novas tecnologias, vários fatores dentro do setor varejista têm sofrido alterações.

Um exemplo disso é a mudança do comportamento do consumidor e a busca por soluções cada vez mais práticas e sustentáveis. O empresário que não está de olho nessas mudanças corre um sério risco de perder o seu espaço para a concorrência.

Pensando em ajudar você, apresentamos as principais tendências de mercado em 2025. Confira cada uma delas e veja como implementar na sua loja.

Tendências do mercado em 2025

A adequação às novas tendências deve começar ainda nos primeiros meses do ano. Então, o primeiro passo é conhecer a fundo cada uma delas e entender como colocar tudo em prática. A seguir, vamos explicar tudo em detalhes.

Digitalização do ponto de venda

Essa é uma tendência que já vem se arrastando ao longo dos anos, mas é provável que ela ganhe mais força durante o ano de 2025. Algumas ferramentas como pagamento via QR code, self-checkout e integração com aplicativos estão se tornando cada vez mais acessíveis, aumentando o número de pessoas que utilizam essas opções.

À medida que os consumidores começam a explorar essas soluções, a sua empresa vai precisar se adequar a elas. O mais interessante é que essas inovações de mercado trazem alguns benefícios importantes para o comércio varejista.

Primeiro, é a otimização da operação. Além disso, a digitalização do ponto de venda oferece mais praticidade e rapidez ao cliente no momento de ele pagar por suas compras. Isso contribui diretamente para o aumento da satisfação, o que cria oportunidades para a fidelização dos seus consumidores.

Logo, é possível afirmar que investir em tecnologia no ponto de venda vai além de criar uma vantagem competitiva. Essa é uma necessidade para o empresário que deseja acompanhar o ritmo do mercado.

Adoção de práticas sustentáveis

Outra das importantes tendências de mercado em 2025 é a adoção de práticas e políticas que foquem na sustentabilidade. Durante alguns anos, esse tema era visto apenas como uma ideia distante. Somente grandes empresas se preocupavam com isso, considerando como uma forma de se diferenciar, mas o cenário hoje mudou muito.

A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência para muitos consumidores. Em 2025, espera-se que práticas como embalagens ecológicas, logística reversa e transparência nos processos de produção ganhem ainda mais relevância.

Nesse sentido, os lojistas que adotarem essas práticas a partir dos próximos anos poderão criar um verdadeiro diferencial competitivo que atrai clientes e constrói uma imagem mais forte para sua marca.

Mudanças no comportamento de compra

A crise sanitária que vivenciamos no início de 2020 alterou profundamente o comportamento de compra das pessoas. O isolamento social, necessário nessa época, exigiu que os consumidores olhassem com mais atenção para o mercado de compras online.

De fato, essa área já vinha crescendo bastante antes de 2020. Mas foi após a pandemia que percebemos uma alta no faturamento desse tipo de venda. Hoje, os consumidores estão mais propensos a buscar conveniência, tanto online quanto offline, e valorizam a segurança e a confiança nas marcas.

Mesmo que a sua loja seja física, você precisa ficar atento a essa mudança nos próximos meses. Em alguns casos, pode ser interessante criar um site ou e-commerce para comercializar certos produtos e, aos poucos, ingressar nesse formato de vendas online.

Personalização e experiência do cliente

Oferecer uma experiência do cliente memorável é uma importante tendência para o ano de 2025. Inclusive, já existem sistemas que são focados nesse tipo de tarefa, como o Customer Relationship Management (CRM), que traduzindo para o português significa gestão de relacionamento com o cliente.

Esse tipo de solução pretende gerenciar toda a jornada do consumidor, entendendo as suas necessidades e oferecendo a ele a melhor experiência possível. Por meio dele, é possível aplicar a personalização das ofertas, do atendimento e das demais abordagens.

A experiência customizada é uma tendência muito forte para os próximos anos e será um ponto essencial para quem deseja atrair e reter clientes. Isso inclui desde recomendações baseadas em dados de compra até comunicação personalizada em tempo real.  

Desse modo, os lojistas que entenderem a fundo o perfil dos seus clientes e suas preferências terão em suas mãos um grande diferencial competitivo. Isso pode posicionar sua empresa em um local de destaque na mente dos consumidores.

Vendas nas redes sociais

Vender nas redes sociais já é uma das fortes tendências de vendas. A expectativa é que neste ano elas representem um percentual maior das vendas dos comércios varejistas.

Algumas empresas podem enfrentar desafios para implementar essa opção. Afinal, é necessário ter uma equipe própria para separar os produtos, embalar e enviar para o cliente, além das questões relacionadas ao checkout e pagamento.

Mas essa é uma realidade com a qual você precisará se acostumar. A vantagem dela é que as suas vendas podem aumentar muito, desde que faça um bom trabalho de divulgação nas redes sociais.

Novas gerações de consumo

As gerações Z (nascidos entre 1997 e 2009), bem como os primeiros da Alpha (entre 2010 e 2025) estão chegando com tudo no mercado de consumo. Muitas dessas pessoas já têm sua própria renda e começam a consumir nos mais variados tipos de negócios. Isso é bom, pois amplia o mercado e abre oportunidades para vender mais. Contudo, esse fato também representa um desafio.

Esses consumidores tendem a priorizar experiências digitais e valores autênticos, bem como marcas que estejam alinhadas com suas crenças. Portanto, para conquistar esse público, os lojistas precisam investir em comunicação transparente, presença online forte e propostas de valor claras e inovadoras.

Inteligência artificial e automação

Para finalizar este conteúdo, nós temos a Inteligência Artificial e a automação. Sem dúvidas, essas duas ferramentas serão a base da transformação das empresas de quase todos os setores nos próximos anos.

Desde chatbots para atendimento ao cliente até sistemas de gestão que preveem tendências de estoque, essas tecnologias prometem otimizar operações e melhorar a experiência do consumidor.

Por fim, estar preparado para as tendências de mercado em 2025 logo no início do ano é fundamental para se destacar da concorrência. Os lojistas que se adaptam rapidamente às mudanças conquistam a fidelidade dos clientes e aproveitam primeiro as oportunidades do setor em constante evolução.

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