Campanha Black Friday: 7 estratégias de redes sociais essenciais
No Brasil, empresas de diferentes segmentos investem em ações promocionais visando atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas. Exemplo disso, é a campanha Black Friday, uma das mais importantes do ano. Ela é realizada anualmente, na última sexta-feira de novembro, marcando o início das vendas para o Natal.
Embora seja uma oportunidade para vender mais, a Black Friday é um evento altamente competitivo, já que muitas empresas lançam ofertas especiais em produtos e serviços ao mesmo tempo. Por isso, uma dúvida comum entre os empresários é: como atrair clientes e vender mais, com tantas promoções circulando no mercado. Investir em marketing nas redes sociais é um ótimo caminho.
Pensando nisso, selecionamos algumas das principais estratégias eficientes de divulgação voltadas às redes sociais, que podem auxiliar o seu comércio a turbinar as vendas. Confira as nossas dicas e aproveite para começar a planejar suas ações de marketing para a Black Friday quanto antes e sair na frente da concorrência!
1. Escolha as redes sociais certas
As principais redes sociais usadas no Brasil são o Facebook, Instagram, TikTok e X (antigo Twitter). Porém, cada uma delas têm perfis de públicos bastante específicos, com diferentes gostos e faixas etárias. A ideia é que a sua marca precisa estar onde o seu consumidor está.
Portanto, a primeira dica é que você faça um levantamento e avalie em quais redes sociais os seus clientes em potencial são mais ativos. Essas informações servirão para você definir quais plataformas serão as mais exploradas em suas estratégia.
Inclusive, o tipo de conteúdo compartilhado em cada uma dessas redes, varia. Entender mais sobre elas e sobre o seu público é crucial para dar os próximos passos na divulgação da campanha de Black Friday e demais ações de comunicação.
2. Capriche na identidade visual
A identidade visual usada nas redes sociais da empresa devem transmitir os valores da marca, auxiliando os consumidores a reconhecerem e se identificarem com o seu negócio. Para a campanha de Black Friday, a empresa pode investir em uma identidade visual diferente, que desperte a atenção e curiosidade dos consumidores. Confira algumas dicas nesse sentido:
- Escolha uma paleta de cores, elementos gráficos e tipografia que representem a ideia de urgência e de oportunidade da campanha de Black Friday;
- Monte uma identidade visual que dialogue com a identidade da sua marca;
- Personalize as fotos de capa, de perfil e posts das redes sociais para acompanhar essa identidade;
- Crie artes para posts, stories, anúncios e outros materiais de divulgação, utilizando a identidade visual da campanha; e,
- Use a identidade visual da campanha de Black Friday em todos os canais de comunicação da empresa, garantindo uma experiência completa e coesa para os seus consumidores.
3. Invista em anúncios pagos
Os anúncios pagos são ferramentas interessantes para empresas que desejam impulsionar campanhas, alcançando um público mais expressivo. Por meio deles é possível direcionar as ofertas para pessoas com determinados perfis e em localizações geográficas pré-definidas.
Nessa modalidade, as redes sociais oferecem opções de segmentação por idade, gênero, localização, interesses e comportamentos, permitindo que a empresa tenha mais precisão no direcionamento dos anúncios. Sem dúvida, essa é uma oportunidade para a marca gerar mais cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos, aumentando o engajamento e a divulgação da campanha.
4. Aposte em gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos que despertam o interesse de uma pessoa por um determinado produto ou serviço. Eles podem ser aliados na sua campanha de Black Friday, aumentando as chances de conversão. Confira algumas dicas que podem ser incorporadas em suas estratégias:
- Autoridade — busque o suporte de especialistas ou influenciadores para recomendar seus produtos ou serviços, isso ajuda a aumentar a credibilidade;
- Antecipação — gere expectativas nos clientes usando teasers (vídeos prévios de campanha), anúncios prévios e contagem regressiva, isso ajuda a despertar a curiosidade sobre as ofertas e descontos que estão por vir;
- Escassez — crie um senso de urgência atrelado à quantidade de produtos disponíveis usando frases como “poucas unidades”, e “enquanto durar o estoque”;
- Prova social — compartilhe feedbacks e depoimentos de clientes satisfeitos e avaliações positivas, gerando confiança aos consumidores;
- Reciprocidade — ofereça aos clientes algo gratuito, como uma amostra de produto ou um brinde em compras acima de um determinado valor. Isso ajuda a criar um senso de obrigação e incentiva a compra;
- Urgência — esse gatilho pode ser usado por meio de palavras que incentivam uma ação imediata, indicando que o consumidor tem pouco tempo para aproveitar aquela oferta. Além disso, oferecer bônus, frete grátis e brindes exclusivos também pode motivar a realização da compra.
5. Contrate influenciadores digitais locais
Conhecidos como “micro influenciadores”, os influenciadores digitais locais estão se tornando uma alternativa interessante no contexto dos pequenos negócios e das marcas com atuação geográfica mais segmentada.
Eles são pessoas conhecidas pelo seu público, razão pela qual tem potencial para atingir um público específico, aumentando a credibilidade e confiança na sua marca.
6. Crie grupos de clientes
Outra sugestão muito interessante é montar grupos de clientes usando plataformas como o WhatsApp ou Telegram. Nestes grupos a empresa pode compartilhar ofertas antecipadas de Black Friday e condições especiais.
Além de ser uma solução fácil de executar, quando a empresa direciona os esforços para grupos de consumidores específicos, ela consegue otimizar os recursos empregados em divulgação e aumenta os índices de retorno sobe o investimento.
7. Divulgue conteúdos com fotos e informações sobre produtos
Para uma de campanha Black Friday ter bons resultados, a empresa precisa saber se comunicar com honestidade e transparência. Nenhum consumidor gosta de ser enganado com campanhas que parecem boas, mas, na verdade, não são, as chamadas “Black Fraude”.
A dica é que você trabalhe com descontos reais e atrativos, divulgando as informações corretas, com fotos e informações claras a respeito do produto e do desconto que será aplicado no preço.
Além disso, para ter sucesso na sua jornada dedique tempo ao planejamento, quanto mais cedo você começar, mais chances terá para montar uma estratégia única que diferenciará o seu negócio da concorrência.
Como você pôde ver, para ter sucesso com a campanha Black Friday é preciso adotar estratégias, como as que apresentamos neste artigo. Então, comece a montar o seu plano de marketing quanto antes. Para isso, aproveite as dicas que apresentamos, conheça seu público, invista na identidade visual, crie conteúdos atrativos, use gatilhos mentais e explore os benefícios da contratação de influenciadores digitais locais. Dessa forma, você conseguirá fazer uma boa campanha e se destacar da concorrência.
Está pensando em planejar uma campanha de Black Friday na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas dúvidas, comentários ou experiência envolvendo o assunto!