Pequenos negócios

Como economizar no mercado ao comprar insumos para a empresa?

06/02/2025 4 mins

Os gestores de restaurantes precisam fazer malabarismos para atender às exigências de qualidade sem descuidar dos custos. Por isso, entender como economizar no mercado é fundamental para garantir uma boa operação.

Além desses desafios, achar parceiros confiáveis, com preços competitivos e que entreguem dentro do prazo, requer muita pesquisa, principalmente quando o gestor não tem o costume de sair a campo.

Uma das formas mais eficientes de economizar nas compras do seu restaurante é escolher um fornecedor atacadista que ofereça produtos com ótimo custo-benefício e serviço de entrega dentro do prazo combinado com o cliente.

Ao comprar em grandes quantidades nesse estabelecimento, é possível reduzir consideravelmente o preço unitário, o que ajuda a enxugar os custos de produção e a ampliar a margem de lucro por meio de promoções incentivando o aumento do consumo ou mantendo o preço para obter mais lucro por produto vendido.

Hoje, vamos mostrar como economizar no restaurante, contando com um parceiro fiel e extremamente empenhado em ajudar você a vender mais e melhor.

Como economizar no mercado: dicas para enxugar os custos

Sem mais delongas, descubra as melhores estratégias sobre como economizar no mercado sem prescindir da qualidade e de um serviço eficiente.

1. Verifique o estoque de insumos

Antes de ir às compras ou chamar o televendas, verifique com a equipe a disponibilidade de cada produto no estoque na geladeira, freezer e depósito. Ao fazer um cuidadoso checklist dos ingredientes e insumos faltantes, você consegue diminuir o desperdício e gastar com produtos que, de fato, não estão fazendo falta nesse momento. 

2. Crie uma lista de compras

Após conhecer as demandas, é hora de criar uma lista de compras indicando a quantidade de cada produto. Lembre-se: não é hora de “acho que…”. Você precisa estimar as demandas tendo em vista a previsão de consumo. Recomendamos que você peça suporte da equipe considerando os pratos mais pedidos, bem como os ingredientes mais e menos perecíveis.

3. Compra de produtos no atacado

Comprar no atacado é uma excelente maneira de reduzir os custos, já que os melhores atacadistas e atacarejos oferecem descontos a partir da compra de um certo número de unidades por produto. Além de diminuir o custo total de uma compra, o restaurante também consegue reduzir os custos relacionados com o serviço logístico.

4. Compare preços

Comparar preços é fundamental para garantir compras econômicas, por isso, sugerimos que você pesquise pelo menos alguns itens da sua lista em comércios da sua região. 

Inclusive, o ideal é fazer uma rápida tabela comparativa incluindo os preços praticados por três estabelecimentos para, logo, verificar a alternativa que se ajusta melhor às suas necessidades.

Mas lembre-se que, para oferecer pratos irresistíveis, saborosos e agradáveis aos mais exigentes paladares, você precisa prestar atenção na qualidade dos insumos. Sendo assim, o mais indicado é escolher a marca e o produto que oferecem o melhor custo-benefício.

Ao concluir a leitura do post, esperamos que você possa otimizar as suas compras e reduzir os custos adotando as nossas 4 dicas.

Além de entender como economizar no mercado e usar as demais estratégias mencionadas no post, existem outras formas de economizar ao comprar os insumos para o seu restaurante, como:

  • aproveitar promoções;
  • negociar prazos com os fornecedores confiáveis;
  • escolher produtos locais em detrimento das alternativas de outras regiões (quando isso favoreça a economia nas compras sem prescindir da qualidade).

Depois de obter dicas valiosas sobre como economizar no mercado, o que acha de seguir o nosso perfil no Instagram para conhecer as novidades e nossas promoções em primeira mão? Ficaremos felizes em ver você por lá!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *