Atacado para restaurantes: como economizar e manter o abastecimento em dia sem perder qualidade?
Saber economizar e ainda manter o abastecimento do estoque em dia sem perder a qualidade do produto oferecido é uma missão contínua para todo o empreendedor do setor de alimentação.
O atacado para restaurantes, por exemplo, se usado corretamente, é a estratégia mais inteligente e eficaz quando a meta a ser cumprida é reduzir os custos de maneira positiva e ainda manter o estoque do seu restaurante abastecido.
Entretanto, é de suma importância saber comprar no atacado, especialmente na hora de escolher os itens de reposição necessários, uma vez que não pensar na qualidade dos produtos pode interferir no resultado da estratégia.
E se você quer ficar por dentro de como explorar ao máximo um atacado, temos o que você precisa.
Descubra como o atacado pode ajudar seu restaurante a economizar e manter o abastecimento em dia sem perder a qualidade.
Por que o atacado é uma solução estratégica para restaurantes (economia, previsibilidade, variedade)
O acatado para restaurantes é de fato uma solução estratégica porque possibilita compras em grandes volumes, garantindo um preço mais baixo na unidade em função da quantidade.
Se pararmos um pouco para observar, essa economia contribui para o aumento da margem de lucro, pois, nas compras em atacado, também é possível negociar condições especiais com os fornecedores.
Além dessas condições especiais que se refletem diretamente na redução de custos, outro benefício significativo é a variedade disponível de produtos de qualidade. Com o acesso a tantos itens, é possível planejar e diversificar alguns pratos do cardápio, trazendo expectativa ao seu público.
Tudo isso, somado a um atendimento impecável, traz credibilidade ao seu estabelecimento.
Como economizar com compras em atacado sem exagerar no estoque
Economizar é um objetivo permanente, independentemente do tipo de negócio. Sendo assim, quando se trata de comprar no atacado para restaurantes, para economizar da maneira certa, é importante conhecer intimamente a rotatividade dos ingredientes para as compras serem precisas e sem excessos.
Conhecer a dinâmica do seu estoque te possibilita comprar a quantidade de insumos necessária para o atendimento ao seu público e ainda evitar os desperdícios, que, aliás, impactam diretamente nos custos.
Contar com um cronograma de compras personalizado para uma reposição periódica e regular deve fazer parte de sua estratégia. Inclusive, também ter um checklist de todos os itens te permite ter um panorama de utilização e ainda comprar em uma frequência equilibrada sem custos adicionais.
Outra dica muito interessante e que também facilita a dinâmica da operação é a organização dos produtos, considerando a demanda e a validade. Esse controle potencializa a reposição, bem como impede a perda do produto em função do seu vencimento.
Dicas para planejar compras inteligentes: giro de estoque, sazonalidade e negociação
Para planejar as compras de um jeito inteligente, é fundamental partirmos de ações de gestão de estoque que não podem faltar em um estabelecimento que prioriza ser acima da média naquilo que faz, isto é, controle eficiente de giro de estoque, sazonalidade e negociação.
Giro de estoque
O giro de estoque é a rotatividade ou a velocidade com que um produto é utilizado. Normalmente, determinados ingredientes são mais utilizados do que outros e, com esses dados em mãos, é possível traçar um plano de compras consistente e sem erros.
Considerar esta informação pode evitar a falta, como também a compra em excesso de determinados produtos.
Sazonalidade
Para realizar uma compra inteligente e assertiva, é indispensável observar a sazonalidade, uma variação ocasionalmente regular, porém previsível, de alguns produtos, que ocorre ao longo do ano em função das estações.
Ingredientes típicos de determinadas estações tendem a ser relativamente mais baratos e fáceis de serem encontrados. Assim, fazer adaptações no cardápio para aproveitar o produto em destaque pode ser uma forma de equilibrar os custos, ao passo que a qualidade do produto pode ser mantida.
Negociação
Ter habilidade ao negociar com os fornecedores pode trazer algumas vantagens nas compras para o seu estabelecimento. A criação e manutenção de um vínculo amistoso com os parceiros pode garantir preços mais acessíveis, melhores prazos, além de condições que favorecem uma boa margem de lucratividade.
Nesse aspecto, basicamente comparar os orçamentos dos parceiros e manter uma comunicação mais próxima permite estabelecer transações positivas.
A importância de manter qualidade mesmo ao comprar em grande volume
As compras em grandes quantidades te concedem o benefício de bons descontos, entretanto, para que realmente os descontos se reflitam em lucro, os ingredientes precisam manter o padrão de qualidade.
Os sabores das refeições não podem ser afetados, ainda mais quando se tem um público fiel e que já conhece intimamente a qualidade dos pratos. Por isso, o cuidado em manter a qualidade deve ser constante.
Uma sugestão é contar com um fornecedor parceiro confiável, de referência no mercado e que tenha como diferencial competitivo a disponibilização de ingredientes frescos e de qualidade.
Como complemento, saber como armazenar os ingredientes também assegura um padrão positivo de qualidade, pois um controle minucioso e estruturado permite novas compras em grande volume, sem perder os prazos dos produtos.
Erros comuns ao comprar em atacado e como evitá-los
Sem dúvida alguma, o pior erro ao comprar em atacado é comprar um volume de ingredientes além do que é preciso. Isto é, não comprar conforme o padrão de gastos já conhecido, trazendo desperdícios.
Um erro como esse só ocorre quando o controle de estoque é negligenciado, principalmente quando os seus indicadores não são analisados diariamente. Diante disso, somente com um acompanhamento preciso, uma leitura detalhista do controle de estoque, bem como de um planejamento considerando as reais necessidades, é possível evitá-los.
Planeje suas compras com base no histórico de necessidades para atender à sua operação, bem como opte por comprar em um fornecedor que atenda efetivamente suas necessidades, garantindo, além de economia, a qualidade dos ingredientes.
Para isso, a seguir deixamos como dica de ouro o Komprão.
O papel do Komprão como parceiro estratégico: variedade de insumos, preços competitivos e suporte para comerciantes
Sendo um atacadista B2B e também especializado no atendimento a bares e negócios locais do setor alimentício, o Komprão oferece uma ampla variedade de produtos com qualidade, preços competitivos e facilidade para compras em grande volume.
Com anos de experiência atendendo principalmente a centenas de clientes com logística estruturada, variedade e suporte técnico, o Komprão é o parceiro estratégico ideal para empresários do setor como você, com foco no crescimento e na eficiência de seus estabelecimentos.
Neste sentido, o Komprão é o melhor atacado para restaurantes, pois proporciona um abastecimento completo, oferecendo um atendimento incrível por WhatsApp e presencialmente, disponibilizando condições especiais e orientação personalizada já na primeira compra.
Venha conhecer o seu parceiro ideal e saia na frente da concorrência.
Quer economizar e manter seu restaurante sempre abastecido com qualidade? Fale com o Komprão pelo televendas: (47) 3228-8200.
Esperamos por você.


