Komprão do Comerciante

Preço do prato: como calcular sem perder margem de lucro no seu restaurante?

30/11/2025 5 mins

Saber calcular corretamente o preço do prato para restaurante é um processo essencial para quem empreende nesse segmento, especialmente porque um cálculo incorreto pode interferir negativamente nos resultados.

Ao estabelecer um valor errado, sem considerar todos os elementos que incidem nos custos operacionais, a lucratividade do negócio é efetivamente comprometida.

Por isso, amigo empreendedor, pensando em te ajudar a fazer uma análise detalhada de todas as variáveis e a utilizar a estratégia mais eficaz na hora de definir os valores justos dos pratos, preparamos um pequeno guia para te auxiliar.

A seguir, aprenda como calcular o preço do prato no seu restaurante, sem perder margem de lucro, com dicas simples e práticas.

Por que o cálculo correto do preço do prato é essencial para a saúde financeira do restaurante

O cálculo exato do preço do prato para restaurante é ideal para garantir o equilíbrio financeiro do restaurante, uma vez que com um valor bem fundamentado, os custos para a produção serão compensados.

Tudo isso será possível, por meio de dados mais consistentes, o que ajuda a proporcionar decisões mais assertivas. Dados fidedignos auxiliam na identificação de pratos mais rentáveis e propiciam os ajustes para potencializá-los, contribuindo para a saúde financeira do restaurante.

É importante evitar o erro de definir o preço pensando somente no custo dos ingredientes, ou seja, não considerar as despesas fixas e variáveis que envolvem todo o processo de disponibilização do prato.

Diferença entre custos fixos, variáveis e custo de insumos

Um tópico que não poderia deixar de ser lembrado é a importância de entender os custos operacionais. Aliás, inicialmente, é importante saber a diferença entre custos fixos, variáveis e custo de insumos.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que não alteram, apesar do volume de vendas e produção. Tratam-se dos valores direcionados a despesas como aluguel, salários, seguros, entre outros.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a quantidade de pratos vendidos. Aqui, incluímos os gastos com comissões de vendas e embalagens.

Custos de insumos

O custo de insumos se refere aos valores da produção dos pratos, ou seja, aos ingredientes e materiais utilizados na preparação das receitas e dos pratos.

Com um controle preciso dos gastos, é possível evitar perdas, garantir eficiência e ainda manter a margem de lucro.

Métodos simples de precificação (exemplo: markup, CMV)

Para precificar produtos e serviços do jeito certo, alguns métodos simples podem ser utilizados. Dentre os métodos simples de precificação, especialmente sobre o preço do prato para restaurante, se destacam o markup e o CMV.

O método markup é o método mais prático. Basicamente, ele consiste na aplicação do percentual de lucro sobre o custo total do prato, incluindo despesas fixas e variáveis, garantindo a cobertura dos custos.

Já o método CMV (custo de Mercadoria Vendida) é mais analítico. Ele calcula o custo real dos ingredientes dos pratos, sendo possível saber quais receitas trazem mais rentabilidade e como ajustar o cardápio a esses ingredientes.

Esses métodos, quando aplicados e atualizados periodicamente, contribuem para o equilíbrio dos custos e para a saúde financeira da organização.

Como ajustar preços sem perder clientes: combos, porções e valor agregado

Ajustar preços sem perder clientes é uma das principais estratégias para consolidar uma margem de lucro positiva. Para isso, é fundamental ter uma percepção precisa de sua operação e dos custos para a mesma.

Uma forma eficaz de fortalecer o relacionamento e a fidelização do cliente é utilizar os combos. Aliar os pratos a bebidas ou sobremesas é muito atraente e contribui para a receita.

Oferecer porções de diferentes tamanhos também chama a atenção do público. Opções acessíveis, personalizadas e diferenciadas ajudam a manter o fluxo alto, uma vez que atendem a diferentes perfis de consumo.

Finalmente, agregar valor não depende somente da qualidade do produto, mas também de uma boa apresentação, atendimento diferenciado e preço. Investir na experiência do cliente é o pilar para agregar valor ao serviço.

O papel de fornecedores parceiros para garantir insumos de qualidade e preços competitivos

O preço do prato para restaurante é um item importante para o sucesso do restaurante, e a base para esse sucesso é poder contar com um fornecedor parceiro que garanta insumos de qualidade e preços competitivos.

E por falar em parceiro, o Komprão, especializado no atendimento a restaurantes, bares e demais negócios do setor alimentício, oferecendo uma ampla variedade de produtos de qualidade e preços competitivos, é nossa dica de ouro.

O komprão é um atacadista B2B que atua como um parceiro estratégico que atende a todo o sul do país com rapidez e consultoria em abastecimento, possibilitando que os empresários foquem na eficiência de seus estabelecimentos.

Quer calcular seus pratos com mais segurança e manter a margem de lucro? Fale com o Komprão pelo televendas: (47) 3228-8200.

Te esperamos.

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay


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