Cardápio para restaurante: como montar opções que vendem mais e reduzem desperdícios?
Se existe um item fundamental para o sucesso de um restaurante, principalmente quando o objetivo é ter opções que se traduzam em um bom número de vendas e ainda reduzir os desperdícios, este item é o cardápio.
Um cardápio para restaurante é mais que um acessório, é um meio de comunicação que pode facilitar o relacionamento do cliente com o estabelecimento. Aliás, pode atrair e também fidelizar novos admiradores.
Se você tem um restaurante ou faz a gestão de um empreendimento do ramo alimentar, temos o que você precisa.
A partir de agora você vai aprender a montar um cardápio para restaurante que estimule e potencialize suas vendas, proporcionando, ao mesmo tempo, uma redução significativa e contínua de desperdício.
Por que o cardápio é uma ferramenta estratégica de vendas e gestão de custos?
Como falamos há pouco, um cardápio é imprescindível para se alcançar bons resultados, porque além de ser o primeiro passo para a venda, também é uma ferramenta estratégica que auxilia para uma gestão de custo eficaz e positiva.
Podemos dizer com toda a certeza que ele é o principal instrumento dos atendentes. Um cardápio com um toque de modernidade, além de ser um indicativo de atenção com a experiência do cliente, quando bem elaborado, pode representar uma gestão de custos eficiente para a rentabilidade do negócio.
Como alinhar o cardápio ao perfil do público do restaurante
Alinhar o cardápio ao público-alvo do seu empreendimento é mais que necessário, para garantir a longevidade e o sucesso progressivo e contínuo do restaurante, especialmente em um momento de aquecimento econômico para estabelecimentos desse segmento.
Para que esse alinhamento possa ser preciso é muito importante seguir algumas etapas, como as que destacamos a seguir:
- Saber as preferências do seu cliente;
- Ter uma comunicação compatível com o público;
- Ter um cardápio com pratos que façam uma junção dos hábitos e gostos do seu público ideal;
- Estar sempre atento aos feedbacks do cliente.
Utilizando essas dicas para montar um checklist padrão para todos os atendimentos realizados, você terá a possibilidade de fazer ajustes pontuais e até otimizar os pratos e o serviço, proporcionando mais satisfação à sua clientela.
O equilíbrio entre variedade e simplicidade: evitar cardápios longos demais ou limitados
Equilíbrio é algo que não pode faltar na elaboração de um bom cardápio para restaurante, ainda mais por ser uma característica cada vez mais exigida para se alcançar a excelência.
Um cardápio com inúmeras páginas e opções é um erro que pode prejudicar sua estratégia, pois impacta diretamente no processo de produção das refeições, bem como exige muita quantidade de ingredientes, o que geralmente atrapalha a dinâmica da cozinha.
Já um cardápio resumido, simples e prático facilita a comunicação e aumenta as chances de consumo, uma vez que maximiza a dinâmica no processo de preparo dos pratos para a equipe da cozinha e reduz o tempo de espera.
O segredo é se atentar aos detalhes e focar no interesse do cliente disponibilizando um cardápio inteligente, com opções direcionadas e um atendimento rápido e consistente.
Estratégias para destacar pratos mais lucrativos (design, posição no cardápio, descrição)
Utilizar uma linguagem leve, porém persuasiva, um design atraente e colocado numa posição marcante é uma das melhores estratégias de marketing para destacar os pratos mais lucrativos no cardápio.
Essa estratégia é muito eficaz e atual, porque possibilita um aumento da margem de lucro sem a necessidade de elevar o preço do prato e, para isso, algumas dicas precisam ser seguidas, como:
- Ter uma imagem de destaque;
- Estar posicionado no início do cardápio e no centro da página;
- Ter uma descrição que traga curiosidade e desejo pelo prato;
- Ter outros pratos caros mais próximo;
- Colocar o preço sem o cifrão.
O objetivo é demonstrar as principais qualidades do prato, deixando o preço em segundo plano, ou seja, caprichando no design, no posicionamento e na descrição do prato, o preço será somente um detalhe.
Uso de ingredientes em comum para diferentes pratos e como isso ajuda no controle de estoque
Ter um leque variado de pratos produzidos com os mesmos ingredientes, além de contribuir para a praticidade e agilidade na sua elaboração, facilita o processo de organização e gestão do restaurante.
Essa é uma prática que, se adotada de forma estratégica, organizada e bem executada, auxilia para um controle de estoque preciso, reduzindo o desperdício e proporcionando a lucratividade.
Além disso, contribui para a economia nas compras, oxigena o fluxo de caixa e, é claro, facilita a dinâmica operacional da cozinha do restaurante.
Neste aspecto, fazer uma análise detalhada dos pratos atuais do seu negócio e listar os itens mais comuns pode te ajudar a pensar numa forma de controle que favoreça não apenas economia, mas uma maior dinâmica em seus processos.
Erros comuns na montagem de cardápio que aumentam custos e geram perdas
O segredo da lucratividade é gastar o menos possível, por isso, minimizar os erros é crucial para evitar o desperdício, manter um estoque padronizado e poder controlar os custos do empreendimento com segurança e qualidade.
Para isso, alguns pontos devem ser seguidos e aprimorados, como:
- Eliminar o excesso de itens no cardápio;
- Levar em conta o custo dos pratos;
- Padronizar as receitas;
- Evitar comprar produtos pouco aproveitados;
- Se atentar ao tempo de preparo dos pratos;
- Alinhar os pratos ao público-alvo;
- Atualizar periodicamente o cardápio.
Essas são algumas medidas que, se realizadas e consolidadas, vão eliminar perdas.
O papel dos fornecedores parceiros no suporte a um cardápio eficiente e lucrativo
Contar com um fornecedor parceiro é a principal estratégia para montar um cardápio para restaurante, uma vez que um bom fornecedor é o principal aliado para a construção de uma marca que perdure.
Ter um fornecedor que entenda suas principais necessidades, tenha variedade de produtos de qualidade e contribua diretamente para o sucesso do seu negócio é fundamental em um tempo tão dinâmico como hoje.
Komprão atacadista
Especializado no atendimento a restaurantes, bares e negócios locais do setor alimentício, o Komprão conta com uma ampla variedade de produtos de qualidade, com preços competitivos e facilidade para compras em grande volume.
Com mais de 10 anos de experiência no setor e atendendo restaurantes em todo o sul do país com rapidez e qualidade, é mais que um fornecedor, pois atua como parceiro estratégico para que empresários como você possam focar no crescimento e eficiência de seu estabelecimento.
Quer montar um cardápio atrativo e reduzir desperdícios? Fale pelo televendas: (47) 3228-8200.
Esperamos por você!
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