6 datas comemorativas que você pode aproveitar para vender mais
Os eventos sazonais são uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Durante datas comemorativas, como o Dia da Mães e Dia dos Pais, os consumidores tendem a buscar produtos e serviços personalizados, principalmente na área de alimentação.
Negócios que atuam no segmento de produção de doces, salgados e comidas por encomenda observam um grande volume de pedidos em determinados períodos. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo focado em datas comemorativas.
O objetivo é trazer para o leitor ideias, sugestões e cuidados que precisam fazer parte das campanhas de divulgação, venda, gestão de estoque e comunicação com os clientes. Confira 6 datas imperdíveis e as respectivas estratégias para cada uma delas!
1. Páscoa
A Páscoa é o feriado do ano em que mais cresce o volume de vendas de chocolates. Com a popularização dos ovos artesanais, surgiram novas oportunidades para profissionais autônomos e pequenos negócios. Os ovos recheados são um sucesso e a criação de novos recheios pode ser uma maneira de despertar o interesse dos consumidores e diferenciar a sua marca.
Além do cuidado na escolha da matéria-prima e no uso de técnicas de temperagem, é recomendado investir nas embalagens: papéis, caixas, cartões e sacos de presente temáticos são fundamentais. Nos produtos com recheio, é bacana incluir colheres e acessórios para complementar a experiência.
Outra dica interessante para a data é diversificar o cardápio. Você pode trabalhar com chocolates com alto percentual de cacau para atender a públicos específicos. Os ovos de Páscoa zero glúten e zero lactose também são sugestões que podem ser consideradas.
2. Dia das Mães
No Dias da Mães, as vendas de chocolates e produtos à base de chocolate também são expressivas. Esse é um tipo de presente coringa que agrada uma variada gama de clientes.
Além deles, é bastante comum observar um aumento das vendas de tortas e salgados, já que muitas famílias aproveitam a data para fazer uma reunião familiar.
Para aumentar as vendas no Dia da Mães, é interessante explorar a criação de produtos e combos especiais para a data, como:
- caixinhas gourmet com guloseimas variadas;
- kits de brigadeiros;
- tortas doces e salgadas;
- cestas de café da manhã;
- kits para preparo de doces em casa;
- cestas de piquenique prontas.
3. Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados ocorre durante o mês de junho, um período mais frio do ano. Você pode explorar esse aspecto para criar ofertas e combos românticos e confortáveis. Uma ideia que traz bons resultados é a entrega de opções de produtos personalizados, como doces e salgados com os nomes do casal, datas especiais e mensagens de amor.
Você pode criar cardápios com opções de kits personalizáveis nos quais o cliente escolhe as combinações de doces, salgados e bebidas para um café da manhã na cama, uma surpresa durante o trabalho ou um piquenique no final do dia.
Para a data a atenção com a diversificação deve ser ainda maior, considerando a faixa etária de clientes atendidos. Em seu cardápio, tenha opções para diferentes paladares, como opções veganas, sem glúten ou com ingredientes mais sofisticados.
Outro cuidado que faz toda a diferença nas vendas durante as campanhas de Dia dos Namorados são as embalagens. Crie embalagens com design romântico e personalizado, com o logotipo da sua marca e mensagens especiais. Opte por materiais de qualidade para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado ao cliente.
Por fim, é superimportante investir no delivery, por isso é recomendado que você ofereça a modalidade de entrega, inclusive com opções de entrega especial com horário marcado.
4. Dia dos Pais
As escolhas para o Dia dos Pais são um pouco diferentes, pois o público muda significativamente. Porém, ainda seguimos com a ideia de criar kits especiais, com combinações de doces e salgados, porém, lembre-se que o paladar dos pais costuma ser mais voltado para itens como:
- cervejas;
- vinhos;
- salgados;
- pães especiais;
- geleias;
- kits para churrasco.
Para alcançar um público maior e mais qualificado, vale a pena começar a campanha de vendas com algumas semanas de antecedência. Use as redes sociais para divulgar seus produtos, com fotos e vídeos de alta qualidade, e promovendo concursos. Nesta data, parcerias com outras empresas do ramo, como cervejarias ou lojas de presentes, podem ampliar seu alcance e gerar novas oportunidades de negócio.
5. Dia das Crianças
Crianças gostam de ganhar brinquedos, porém, esse fato não precisa ser um impedimento para que você crie ofertas e campanhas especiais para vender seus doces e salgados durante a data.
A nossa dica é investir em produtos temáticos, com personagens de desenhos que são sucesso entre as crianças. Crie kits com diferentes tipos de doces e salgados, como kits de super-heróis ou princesas.
Também vale a pena personalizar as embalagens com os nomes das crianças e mensagens especiais, tornando o presente ainda mais único. Utilize ingredientes coloridos e formatos divertidos para despertar a curiosidade dos pequenos.
Firmar parcerias com escolas e buffets infantis pode ampliar seu alcance e gerar novas oportunidades de negócio. Tenha em mente que o Dia das Crianças é um momento de magia e imaginação, por isso, considere as necessidades do seu público e adapte os seus produtos a ele.
6. Natal
No Natal, além de oferecer doces e salgados sob encomenda, é possível ampliar a oferta de produtos montando kits prontos para a ceia. Muitas pessoas preferem comprar a ceia pronta para evitar o trabalho durante o dia 24 de dezembro.
Inclua opções clássicas como panetones, chocotones e tortas de frutas. Ainda, você pode criar kits para presentes, combinando doces, salgados e bebidas natalinas. Aposte em embalagens personalizadas e temáticas e personalize os seus produtos com frutas secas, especiarias e decorações natalinas.
As datas comemorativas e eventos sazonais representam oportunidades de vendas para quem atua no segmento de doces e salgados. Por meio da criação de kits temáticos, personalização de produtos e um atendimento de qualidade, você consegue atrair novos clientes, além de fidelizar os existentes, aumentando as vendas.
Para garantir os melhores resultados, antecipe o planejamento, conheça o seu público, use ferramentas como a inteligência artificial, explore a sua criatividade e a inovação. Transforme cada data comemorativa em um momento de sucesso para o seu negócio, aumentando suas vendas e consolidando a sua marca no mercado.
As dicas sobre como aumentar as vendas em datas comemorativas foram úteis? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn — e fique por dentro de outras sugestões e ideias para alavancar o seu negócio.