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6 dicas para aumentar as vendas durante a baixa temporada

03/10/2024 6 mins

A baixa temporada é um período do ano em que alguns negócios enfrentam uma redução no fluxo de clientes e, consequentemente, nas vendas. No Brasil, essa época varia conforme o setor e a região, mas, de modo geral, ocorre nos meses que antecedem e seguem os períodos de férias e feriados prolongados.

Preparar-se para a baixa temporada ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio. Com previsibilidade e planejamento, os gestores podem reduzir custos, criar promoções e incentivar a adoção de medidas criativas para atrair a atenção dos clientes.

Neste artigo, elencamos 6 dicas simples que vão ajudar no planejamento das vendas durante a baixa temporada no seu negócio. Essas dicas são flexíveis e podem ser adaptadas aos mais variados segmentos de mercado. Descubra!

1. Melhore o PDV

O Ponto de Venda, conhecido pela sigla PDV, é o local onde acontece a interação entre o consumidor e o produto (ou serviço). Pode ser um espaço físico ou digital, o que o caracteriza é o fato de ser o local onde a venda e a experiência do cliente acontecem.

Em períodos de baixa temporada pode ser interessante promover melhorias no seu PDV, seja uma loja física, seja uma loja virtual. Confira algumas dicas:

  • em lojas físicas, crie um ambiente de compras imersivo, investindo na ambientação, na iluminação e limpeza do local. O cliente precisa se sentir à vontade no espaço;
  • capacite os seus funcionários para que eles ofereçam aos clientes um atendimento personalizado e alinhado às expectativas;
  • utilize ferramentas tecnológicas, como telas interativas, para acessar informações sobre produtos, realidade aumentada e inteligência artificial;
  • crie vitrines atraentes, organize os produtos de forma estratégica, utilize placas e etiquetas com informações sobre preços e características das mercadorias.

Você pode adaptar essas dicas para a sua loja virtual, apostando na adaptação do layout e combinando com as outras estratégias que apresentaremos nos próximos tópicos.

3. Crie promoções

Promoções sempre são uma ferramenta válida em situações nas quais a empresa deseja atrair a atenção dos clientes e despertar o desejo de compra. Para acertar na hora de criar campanhas promocionais, principalmente em momentos de baixa temporada, vale a pena considerar o perfil e as necessidades dos seus clientes.

Campanhas como descontos em produtos, descontos progressivos, entrega de brindes, criação de kits promocionais, frete grátis em compras e cupons de desconto são soluções a serem consideradas.

4. Lance programas de fidelidade

Além das promoções, o lançamento de programas de fidelidade em momentos de baixa demanda é outra iniciativa que costuma trazer resultados. Esses programas fortalecem o relacionamento com os seus clientes, aumentando a retenção e impulsionando as vendas.

A ideia é incentivar o cliente a retornar para a empresa, indicando os seus produtos ou serviços para outras pessoas. Confira, a seguir, um passo a passo simples das etapas principais para lançamento de um programa de fidelidade!

  • Defina os objetivos da campanha e estabeleça metas de vendas.
  • Escolha o público-alvo que você pretende atingir com a campanha e personalize as recompensas e benefícios considerando o perfil previamente definido.
  • Selecione o tipo de programa — acúmulo de pontos, cashback, níveis de fidelidade, programas temáticos, entre outros.
  • Defina as recompensas como descontos, presentes, experiências, entre outros.

Vale a pena pesquisar referências de programas usados por empresas do seu setor. A Starbucks é exemplo de uma grande empresa que tem um programa de fidelidade de grande sucesso, o Starbucks Rewards, amplamente conhecido por sua capacidade de engajar os consumidores e aumentar a fidelidade à marca.

5. Invista no marketing digital

O marketing digital deve ser usado pelo seu negócio durante todo o ano, não só em períodos de baixa nas vendas, mas também em períodos de alta. Em épocas como a Black Friday, as redes sociais são grandes aliadas na divulgação de promoções, ajudando a atrair novos clientes.

Na baixa temporada, explore as funcionalidades das plataformas digitais para alcançar um público mais segmentado, gerar leads qualificados, aumentar o engajamento e melhorar a visibilidade da sua marca.

Você pode fazer isso criando conteúdo relevante e interessante para o seu público, incentivando a interação e o compartilhamento nas redes sociais, otimizando o site para mecanismos de busca (SEO) e utilizando anúncios pagos.

A ideia é que os gestores aproveitem o momento de baixa temporada para movimentar ainda mais suas redes, interagindo com o público, coletando informações, criando campanhas e promovendo ações de divulgação. Também vale a pena considerar a contratação de influenciadores digitais.

Concomitante a isso, use ferramentas para mensuração dos resultados. Soluções como o Analytics permitem acompanhar de perto o desempenho das campanhas e fazer ajustes em tempo real.

6. Amplie os canais de vendas

Quais são os canais de venda que você tem usado em seu negócio? A diversificação do ponto de contato com seus clientes amplia o alcance do seu negócio e ajuda na adaptação a eventuais mudanças de mercado.

Existem diversas formas de ampliar os canais de venda, e a escolha depende da análise de algumas variáveis, como características do negócio, público-alvo e orçamento disponível. Algumas das opções mais comuns incluem:

  • e-commerce;
  • marketplace;
  • redes sociais;
  • vendas diretas;
  • vendas em lojas físicas;
  • parcerias com outras empresas.

Antes de ampliar esses canais, avalie se você tem estrutura para atender, capacidade de gerenciamento e logística. Os funcionários também precisam estar preparados para qualquer mudança nesse sentido.

Somado a essas dicas, tenha em mente que a divulgação e o planejamento financeiro são dois aspectos importantes na organização do seu negócio durante períodos de baixa temporada. A divulgação aumenta a visibilidade dos produtos e serviços, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes.

O planejamento financeiro, por sua vez, auxilia na gestão dos recursos, garantindo que a empresa tenha condições de investir em ações de marketing e manter suas operações durante períodos de menor movimento. Ele também permite a criação de reservas financeiras para aproveitar oportunidades que possam surgir em momentos de alta temporada.

A combinação das estratégias aplicadas de acordo com as particularidades do seu negócio (e do mercado no qual ele está inserido) proporciona mais estabilidade e aumenta as chances de crescimento durante o período de baixa temporada.

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