Gestão de estoques sazonais: evite prejuízos após o verão com essas estratégias
Otimizar a gestão de estoques sazonais é indispensável para garantir resultados satisfatórios no restaurante. Além de reduzir o desperdício, administrar corretamente os insumos garante a disponibilidade de ingredientes e, consequentemente, contribui com a satisfação dos clientes. Mas por que é tão importante gerir o estoque sazonal corretamente?
Em primeiro lugar, porque evita comprar um excesso de insumos que dificilmente será usado na mesma proporção, repercutindo assim na contenção de custos do negócio.
Por exemplo, no verão há uma grande demanda por frutas frescas e sucos de frutas, mas a demanda é limitada conforme o tamanho, a localização e o posicionamento do restaurante. Portanto, não é indicado exagerar nas compras sem antes verificar a capacidade de atendimento e as projeções em termos de consumo.
A seguir, você encontrará diversas dicas para caprichar na gestão de estoques sazonais sem descuidar da qualidade dos pratos e da experiência dos clientes.
Considere os dados históricos
Para conquistar um bom fluxo de caixa e, consequentemente, alavancar a rentabilidade, é fundamental gerir o estoque com precisão, evitando as compras em excesso e as perdas por prazos vencidos.
Quando falamos sobre a gestão de estoques sazonais, o controle dos produtos é ainda mais importante, pois alguns ingredientes, como frutas, sobremesas geladas, saladas e sucos naturais, vão perdendo o seu protagonismo à medida que a estação avança para o outono.
Uma das formas mais interessantes de combater o excesso de estoque é analisar as vendas anteriores, considerando as demandas dos verões passados. Esta medida ajuda a prever quais produtos poderão ter uma boa demanda e quais podem encalhar e gerar prejuízo caso as compras extrapolem a quantidade ideal.
Adote esta iniciativa para antecipar padrões de demanda, ajustar as compras de ingredientes e reduzir o risco de desperdícios!
Negocie com os fornecedores
Negociar com os fornecedores para ajustar as compras conforme a demanda sazonal prevista é fundamental para não exagerar no estoque de alimentos sensíveis às altas temperaturas e de produtos que possivelmente vão encalhar após o verão.
Após considerar os dados históricos e projetar as vendas, você terá ideia do tipo e da quantidade de pratos que venderá durante o verão. Dessa forma, poderá negociar a compra de quantidades menores e, se for possível, verificar a possibilidade de combinar prazos de entrega mais curtos.
Esses ajustes permitirão que você reponha os itens no estoque do restaurante conforme as necessidades, evitando as compras duplicadas, o acúmulo de insumos e o apodrecimento de produtos sensíveis ao calor. Afinal, estoque sem giro é dinheiro parado.
Quanto a este ponto, vale a pena contar com um fornecedor de produtos sazonais que ofereça itens de qualidade, não exija pedidos em grande quantidade para os pequenos empreendedores e faça as entregas respeitando o horário combinado com o cliente.
Além de garantir a disponibilidade de produtos conforme a sua necessidade, você poderá oferecer saladas fresquinhas e sucos naturais deliciosos para os seus clientes no verão, sem se preocupar com o desperdício.
Crie promoções inteligentes
Embora os responsáveis pela gestão de estoques sazonais tentem manter tudo sob controle, minimizando os desperdícios e maximizando o uso do estoque, a verdade é que nem sempre conseguimos estimar adequadamente a demanda desses produtos.
Por exemplo, um restaurante à beira-mar conhecido por atender turistas internacionais pode registrar uma queda nas vendas, ficando com uma parte encalhada dos estoques no verão, por oscilações na taxa de câmbio ou um desastre natural.
Perante esses cenários ou, até mesmo, inconsistências no cálculo da demanda, criar promoções pode ser uma ótima maneira de reduzir o estoque sem perder a rentabilidade. Entre as estratégias que os gestores podem adotar para evitar prejuízos no comércio, destacamos as seguintes.
Compre 1, leve 2
Esse tipo de promoção pode ser a salvação para alguns produtos, como sobremesas geladas, sucos naturais e pratos à base de ingredientes sazonais. Inclusive, repercute muito bem entre os clientes, detectando uma vantagem perante os outros empreendimentos.
Descontos por itens sazonais
Ofereça descontos para pratos elaborados com itens encalhados. Além de gerar uma demanda imediata, esta medida ajuda a atrair demanda para o final do verão.
Evento especial
Ao perceber que alguns produtos não estão sendo usados e que, de fato, podem ficar encalhados, organize um evento com petiscos que incluam esses ingredientes. Aproveite para oferecer bebidas que não estão apresentando um bom nível de vendas.
Adote ferramentas de controle de estoque
Utilizar a tecnologia a seu favor, adotando ferramentas de gestão de estoque, não somente promove o controle do inventário sazonal, como também é fundamental para otimizar a lucratividade dos restaurantes.
No mercado, é possível encontrar excelentes sistemas, com múltiplas funcionalidades, além dos recursos de gestão de estoque, como registro de vendas, gestão de pagamentos e controle de fluxo de caixa.
E o melhor: a maioria dessas tecnologias permite controlar esses dados em tempo real, acelerando e melhorando a qualidade da tomada de decisão ao favorecer a adoção das melhores estratégias.
Tendo em vista as suas funções, estas ferramentas são fundamentais para manter um bom planejamento de estoques. Ao usá-las, os restaurantes conseguem atender aos clientes dispondo de todos os insumos necessários, garantir um expressivo fluxo de caixa, reduzir custos desnecessários e, consequentemente, diminuir as perdas financeiras.
Diversifique o cardápio
Além das iniciativas mencionadas, diversificar o menu integrando pratos feitos a partir de ingredientes encalhados pode ser uma excelente ideia, até mesmo para você organizar a próxima temporada, evitando esse tipo de perrengue.
Por exemplo, ao sobrar frutas frescas, aproveite para fazer compotas ou geleias. Estas opções são fantásticas para renovar o cardápio, verificando a aceitação do público e analisando a repercussão no fluxo de caixa.
Otimize a gestão de estoques sazonais pós-verão para vender mais
Em suma, aperfeiçoar a gestão de estoques sazonais é indispensável para reduzir os prejuízos inerentes ao desperdício e apodrecimento de produtos.
Além de enxugar consideravelmente os custos de produção, planejar e controlar o estoque de itens sazonais é essencial para garantir um bom atendimento ao cliente e alcançar melhores resultados financeiros.
Por certo, a relação entre uma boa gestão de estoques sazonais e o fluxo de caixa é clara: quanto menos produtos encalharem, menor será a necessidade de vender pratos com grandes descontos para liquidar o estoque, sacrificando as margens de lucro e a rentabilidade do negócio.
Adote as estratégias que apresentamos ao longo do conteúdo para garantir o sucesso do seu restaurante. Ajude-nos a criar uma corrente em prol do conhecimento, compartilhando o nosso post em suas redes sociais!