Como pequenos negócios podem competir com grandes varejistas no verão
Além do calor intenso e das praias lotadas, o verão é uma estação fantástica para alavancar os resultados dos pequenos negócios, principalmente aqueles voltados ao turismo, à gastronomia e à hotelaria.
Nesta época do ano, muitas pessoas tiram férias no trabalho e viajam com as suas famílias, recorrendo aos restaurantes para sanar as suas demandas de alimentação.
No entanto, nem tudo são flores. Os pequenos negócios culinários precisam enfrentar os grandes restaurantes com as suas ações de marketing agressivas, os seus recursos robustos e o seu potente poder de negociação.
Se você se sente como Davi enfrentando o gigante Golias, os seus problemas acabaram! Neste conteúdo, vamos apresentar as melhores estratégias para pequenos negócios que desejam se tornar mais competitivos, explorando as suas vantagens únicas e usando a criatividade a seu favor.
Foque em nichos especializados
Se você abrange um grande público, mas não está conseguindo alcançar bons resultados, pode ser que esteja na hora de repensar a estratégia, direcionando os seus esforços para atender um público específico.
Ao limitar o grupo de interesse, você consegue criar uma base de clientes leais e evita a competição acirrada com os players robustos, como cadeias de restaurantes e grandes nomes.
Considere que os nichos especializados são menos saturados e permitem oferecer produtos com mais valor agregado, aproximando a marca dos seus consumidores.
Além disso, “nichar” o seu restaurante oferece outras vantagens, como reduzir os custos com as estratégias de marketing, alcançar leads que realmente vão gostar do que você tem a oferecer e otimizar o seu cardápio tendo em vista as suas preferências.
Aqui vai uma dica! Para definir o nicho, pergunte-se: o que as pessoas desejam em termos de culinária, mas não encontram facilmente na concorrência?
Invista no atendimento personalizado
Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à personalização, isso não é diferente no setor gastronômico.
Uma das formas de alcançar uma diferenciação no mercado é oferecer um atendimento personalizado, 100% focado na experiência do cliente, adotando comportamentos e ações que satisfaçam o nicho no qual você deseja escalar.
Além de aumentar a chance de fidelização, prestar um bom atendimento no seu pequeno restaurante promoverá um boca a boca positivo.
Perceba que, enquanto os competidores grandões costumam ter um atendimento mais frio, impessoal e padronizado, os pequenos negócios podem se destacar pela atenção aos detalhes e por acolher com mais simpatia os seus visitantes.
A personalização pode começar na recepção, oferecendo uma primeira impressão agradável, com um sorriso encantador, e seguir até o momento da despedida, com um agradecimento genuíno e um convite de retorno sincero.
Treine a sua equipe para oferecer o melhor serviço do mundo
Investir no treinamento é fundamental para assegurar que todos estejam alinhados com os valores, objetivos e estratégias do negócio, e possam oferecer o melhor serviço possível.
De fato, um atendimento personalizado e à altura do seu nicho só é possível quando os colaboradores estão preparados para oferecer uma experiência fantástica, plena e voltada à satisfação das necessidades dos clientes.
Para alcançar esse nível de excelência e fidelizar os clientes, o ideal é conscientizar a equipe sobre a importância da primeira impressão e do serviço eficiente, incentivando que conheçam o cardápio em detalhes, bem como ensinando a lidar com situações desafiadoras e a manter uma postura positiva perante os horários de pico.
Acredite: desenvolver a cultura da hospitalidade no pequeno restaurante é uma vantagem competitiva que pode gerar ótimos frutos!
Crie promoções que encham os olhos dos clientes
A criatividade é a alma dos pequenos restaurantes, tendo em vista o pouco orçamento para as campanhas de marketing e os desafios de navegar pelas águas dançantes da economia brasileira.
Enquanto os tubarões contam com orçamentos avantajados e promoções massivas, os pequenos precisam estruturar ações de marketing enxutas, com objetivos muito bem definidos, para não desperdiçar dinheiro. Mas isso não é ruim!
Temos de encarar esses desafios como fontes de aprendizado, adotando soluções práticas, como fazer promoções personalizadas e focadas na conexão com o cliente.
Para isso, ofereça algo que seja percebido como de grande valor, fazendo com que os seus clientes se sintam especiais e valorizados.
Por exemplo, crie promoções exclusivas para clientes fiéis, incluindo descontos especiais para os seguidores das suas redes sociais, programa de fidelidade e dias na semana com ofertas e/ou descontos progressivos.
Outra opção criativa e que não demanda muito investimento é estruturar promoções temáticas considerando eventos, datas comemorativas e sazonais, como um menu especial para o verão com ingredientes da temporada e preços especiais.
Durante o verão, atraia a atenção do seu público-alvo criando promoções fantásticas, mas lembre-se: nada de sacrificar a sua rentabilidade ou ultrapassar a margem de lucro mínima. Considere esses pontos para garantir a continuidade do negócio!
Reduza os custos sempre que possível
De um lado, grandes redes e restaurantes famosos, com economias de escala e descontos por volume. Do outro lado, pequenos negócios com o orçamento apertado, pouca liquidez e necessidade de gerar caixa em pouco tempo para saldar dívidas.
Embora a situação pareça complexa, você pode adotar uma série de ações para reduzir os custos sem prejudicar a experiência do cliente, como:
- ter uma boa parceria com um fornecedor de atacado confiável (para comprar mais gastando menos, negociar prazos e receber as compras dentro do prazo combinado);
- melhorar a eficiência operacional;
- maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis;
- adotar tecnologias que ajudem a minimizar as despesas de forma inteligente, como sistemas de controle de estoque e financeiro.
Mas, afinal, qual a relação entre reduzir os custos e aumentar a competitividade? Basicamente, ao enxugar as despesas sem comprometer a qualidade do serviço e dos produtos, o pequeno empreendedor consegue melhorar as margens de lucro e investir os montantes adicionais em áreas que agreguem valor à experiência do cliente, como marketing, inovação do cardápio e atendimento.
A autenticidade é o maior diferencial dos pequenos negócios
Sabemos que competir com os restaurantes de cadeias e nome renomado não é tarefa fácil, no entanto, ela fica bem mais leve quando focamos nos diferenciais do nosso negócio.
Apesar de que a grama do vizinho parece ser sempre mais verde que a nossa, a verdade é que os pequenos negócios têm o seu brilho e charme, seja pela sua autenticidade ao servir pratos inovadores e irreverentes, seja pela capacidade de oferecer um atendimento mais personalizado e cordial.
Aposte na sua capacidade de criar experiências únicas para os seus clientes para otimizar as suas vendas de verão, alcançando níveis excepcionais, mesmo competindo com grandes players.
Para isso, preste atenção nas tendências de mercado e consumo, assuma uma posição proativa e aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pela estação mais quente do ano. Pequenos negócios podem fazer grandes movimentos, então, mãos à obra!
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