Marketing e vendas

Como criar um plano de marketing eficaz para o seu comércio em 2025

20/01/2025 7 mins

Um bom plano de marketing é fundamental para a sustentabilidade de um comércio.

As mudanças frequentes no perfil do consumidor, bem como o crescimento do digital e o aparecimento de novas tecnologias, exigem que os empreendedores otimizem as suas atividades mercadológicas para alcançar melhores resultados.

Traçar um plano de marketing conforme a realidade do mercado, as tendências e as projeções do negócio favorece a conversão de leads em consumidores. Além disso, ajuda a melhorar o posicionamento diante da concorrência, garante um melhor retorno do investimento e, de quebra, ajuda a fidelizar clientes.

Quer começar o ano com o pé direito, marcando pontos com o público e melhorando o seu fluxo de caixa? Descubra agora como estruturar um plano de marketing para 2025! 

Análise de mercado e público-alvo 

Ao estudar detalhadamente as tendências de mercado, as oportunidades não atendidas, as estratégias da concorrência e os fatores que podem impactar o seu comércio, você consegue estabelecer objetivos e metas adequados. Mas para ter sucesso na empreitada, o segredo é conhecer o perfil e o comportamento do seu público-alvo. 

Para isso, investigue as características de seus clientes, detectando padrões como faixa etária, preferências, hábitos de consumo, canais de comunicação favoritos, entre outros pontos relevantes. Esse estudo de mercado vai ajudar você a estabelecer um grupo de interesse uniforme e alinhado às características e aos objetivos do seu empreendimento.

Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats)

Aproveite os dados obtidos a partir da análise de mercado para usar uma ferramenta bem conhecida no empreendedorismo: a análise SWOT, cujos termos em tradução livre significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Se você fizer a pesquisa de mercado da forma correta, você vai conseguir mapear o ambiente externo, obtendo, assim, um panorama abrangente sobre a posição atual do seu estabelecimento no mercado, incluindo tendências, concorrência, riscos, etc. Logo, restará focar nos pontos fortes e fracos do comércio, fazendo uma imersão criteriosa no ambiente interno.

Para isso, você deve ser imparcial e observar atentamente os processos operacionais, as características, habilidades e os pontos críticos da equipe. Veja ainda as dinâmicas gerenciais, as estratégias adotadas e a situação financeira do negócio.

Definição de objetivos de marketing 

Antes de mergulhar de cabeça na construção do plano de marketing, você precisa definir os objetivos considerando diferentes horizontes de tempo, isto é, a curto, médio e longo prazo.

Para facilitar esse processo, recomendamos que você siga a metodologia SMART, cujo acrônimo em inglês sintetiza as características essenciais dos objetivos: specific, measurable, achievable, relevant, time-bound. 

Ou seja, ao definir os seus objetivos, garanta que eles sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tenham prazos determinados. Aqui vão alguns exemplos para você entender melhor:

  • aumentar as vendas em 25% em três meses;
  • diminuir o desperdício de insumos em 30% em um mês;
  • aumentar o ticket médio em 40% em cinco meses.

Com objetivos bem definidos, você consegue criar um plano de marketing muito mais eficiente e de acordo com as demandas do negócio.

Escolha de canais de marketing digital

A escolha adequada dos canais influencia os resultados do planejamento de marketing. Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”?

Mas para ser lembrado é preciso marcar presença nos canais de comunicação digitais, visto que a maioria das pessoas também usa a internet para descobrir bons lugares para fazer compras, comer ou aproveitar serviços.

Por exemplo, seja em um cantinho acolhedor com comida caseira de primeira qualidade ou em um restaurante sofisticado, as pessoas querem ter a certeza que estão fazendo uma boa escolha. Por isso, é tão importante escolher canais de marketing digital que façam parte da vida do público.

Além de compartilhar promoções e falar sobre os produtos, para manter uma boa conexão com as pessoas é essencial criar postagens atrativas e que reflitam a identidade do seu negócio.

Desenvolvimento de conteúdo relevante 

Seguindo o exemplo do restaurante, mostrar os pratos, apresentar o espaço e falar sobre os diferenciais do espaço são conteúdos legais. Contudo, é preciso focar na estratégia 80/20, derivada do princípio de Pareto.

Explicando em miúdos, essa é uma regra que define uma porcentagem máxima de postagens comerciais. O objetivo é que o seu blog e as redes sociais do restaurante não fiquem cansativas e desinteressantes aos olhos do público objetivo.

Seguindo essa estratégia, você deve produzir 80% de conteúdo relevante, apresentando informações valiosas que ajudem a educar a audiência, e apenas 20% de publicações com tom comercial.

Por exemplo, ao montar um calendário com 10 postagens para o Instagram, garanta que oito abordarão conteúdos sobre os interesses mapeados na pesquisa de público-alvo e dois serão voltados à comercialização dos produtos (preços, promoções e descontos).

Esse equilíbrio é vital para mostrar a autoridade e relevância da marca, passar credibilidade e aumentar as possibilidades de vendas.

Orçamento e alocação de recursos 

Um bom plano de marketing é estruturado considerando o montante disponível para campanhas publicitárias e outras ações de divulgação da marca.

De fato, o orçamento é o valor que o empreendedor destina às estratégias mercadológicas, ajudando a alinhar as ações com a realidade financeira do negócio e o fluxo de caixa. Crie um bom orçamento de marketing seguindo os seguintes conselhos:

  • alinhe os objetivos de marketing com os objetivos do negócio;
  • considere os custos operacionais;
  • reserve um valor para emergências;
  • analise as métricas das campanhas anteriores;
  • distribua o orçamento de forma inteligente, alocando recursos relevantes;
  • estabeleça metas e tetos de gastos para cada ação;
  • monitore o orçamento regularmente.

Se você quiser ter resultados ainda mais legais, sugerimos que organize as iniciativas e campanhas publicitárias definindo a verba do marketing a curto, médio e longo prazo.

Monitoramento e ajuste de estratégias

Não basta definir um plano de marketing perfeito, é preciso monitorar se ele, de fato, está oferecendo os resultados esperados.

Além de reduzir gastos desnecessários, controlar a eficiência e qualidade do plano usando métricas específicas faz toda a diferença para o empreendedor que deseja ir além e se tornar um competidor agressivo. São exemplos a taxa de engajamento, o alcance das campanhas e o retorno sobre investimento (ROI),

Embora as métricas para o marketing para varejo sejam úteis, é importante que você inclua na sua rotina ferramentas como o Facebook Insights e o Google Analytics. Com elas, você consegue visualizar os resultados das suas ações de marketing de forma mais completa e integrada.

Não sabe mexer nessas ferramentas? Sem problemas, hoje em dia existem cursos gratuitos e tutoriais no YouTube que ensinam a usá-las. Basta digitar o nome na barra de busca ou “como usar…” e pronto. Aparecerão diversas opções para você!

Plano de marketing imbatível em 2025

A palavra de ordem para desenvolver uma estratégia de marketing em pleno 2025 é “personalização”. Os consumidores estão cada vez mais antenados nas iniciativas de marketing dos negócios (tradicionais e digitais), sabem o que querem e entendem que um preço avantajado nem sempre reflete a qualidade de um estabelecimento. 

Visto isso, é indispensável que o seu plano de marketing coloque o cliente no eixo, priorizando ações que encantem e atraiam a sua atenção. Para isso, use canais de comunicação alinhados com os seus objetivos e desenvolva conteúdos relevantes para o blog e as redes sociais.

Além de pensar no cliente, um bom plano de marketing inclui informações valiosíssimas sobre o mercado, considera os objetivos empresariais em diferentes períodos e distribui o orçamento alinhando as ações com a realidade financeira do negócio.

Após conhecer as melhores práticas para criar um plano de marketing perfeito, que tal ter mais informações sobre o tema? Aproveite a sua visita ao blog do Komprão para entender sobre marketing local.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *