Vendas no inverno: tendências e estratégias para 2024
A sazonalidade representa intervalos de tempo nos quais ocorrem mudanças que impactam no comportamento das pessoas e, consequentemente, influenciam as vendas do seu negócio. As vendas realizadas no inverno são um exemplo disso, já que afetam diretamente os hábitos de consumo em diferentes segmentos de mercado.
Nesse período, principalmente em regiões mais frias, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as estações bem demarcadas impactam diretamente os negócios. Por isso, é comum notar o aumento no interesse por roupas como malhas e casacos, acessórios como mantas e gorros, eletrodomésticos como aquecedores, chaleiras elétricas e até produtos alimentícios como sopas, caldos, fondues e cafés.
Com o frio chegando, aumentam as oportunidades em vários setores, motivando o desenvolvimento de estratégias para ampliar as vendas de inverno. Além de adequar a oferta de produtos, os empresários devem pensar em ações promocionais e medidas de controle do estoque.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossas dicas e descubra como implementá-las em seu negócio!
Conheça o seu público
Para garantir um bom desempenho nas vendas de inverno, o primeiro passo deve ser a realização de uma pesquisa para análise do perfil e as necessidades do seu público.
A sugestão é que os gestores tenham informações concretas sobre os clientes, entendendo suas preferências e desejos.
Com base nessas informações fica mais fácil selecionar e oferecer produtos alinhados aos interesses dos consumidores, ampliando a chance de compra e promovendo uma experiência positiva de contato com a marca.
Conhecer o seu público não impacta apenas na oferta de produtos, mas também na comunicação, auxiliando na concepção e planejamento de campanhas de marketing que favorecem o engajamento e os resultados como um todo.
Ofereça uma experiência única
A experiência é um elemento-chave na construção de um relacionamento com os clientes. Empresas que investem nessa experiência estão criando um ambiente mais propício ao fortalecimento da marca e fidelização da sua base de consumidores.
A dúvida que pode surgir é sobre como fazer isso. Existem muitas ações que podem ser combinadas para criar uma experiência única durante o processo de compra. Confira algumas dicas!
- Ofereça um atendimento personalizado, tratando o seu cliente pelo nome, buscando entender suas necessidades e oferecendo sugestões alinhadas com aquilo que ele precisa.
- Crie um ambiente agradável e convidativo, alinhado com a identidade da marca e que promova bem-estar aos frequentadores — essa dica vale tanto para o físico quanto para o digital.
- Ofereça descontos exclusivos, brindes e amostras grátis.
- Promova eventos especiais, convidando os seus clientes para participarem desses momentos.
- Ofereça praticidade na compra, com várias formas de pagamento, diferentes modalidades de entrega e facilidade no processo de troca/devolução de produtos.
Adapte o layout do estabelecimento
O impacto visual do espaço físico pode despertar diversos sentimentos nos clientes, por isso, trabalhar com essa estratégia é uma maneira de incentivar a compra. Para as vendas de inverno a sugestão é criar um ambiente acolhedor, utilizando cores quentes e terrosas, que transmitam a sensação de aconchego e calor.
Também vale a pena apostar nas texturas macias e aconchegantes, com almofadas, mantas de lã e tapetes felpudos. Elas podem ser combinadas com elementos decorativos que remetam ao inverno, como velas, pinhas e galhos secos.
Vale a pena dedicar uma atenção especial à vitrine, com destaque para os produtos adequados à estação. Uma ideia interessante é montar uma vitrine que conte uma história, sempre usando os seus produtos como protagonistas.
Monte kits temáticos
Os kits temáticos têm duas funções: chamar a atenção e despertar a sensação de necessidade. Muitos consumidores gostam da possibilidade de ter acesso a produtos que nunca experimentaram ou de ganhar descontos em compras combinadas, e os kits podem ajudá-lo nisso.
Está com dificuldade de vender algum produto em particular? Monte um kit temático incluindo esse produto a itens mais vendidos. Confira, a seguir, algumas ideias de kits de produtos bacanas para as vendas de inverno,
- Kit fondue contendo panelinha de fondue, preparo pronto de fondue de chocolate, marshmallow e biscoitos.
- Kit de autocuidado com a pele contendo esfoliante para os pés, creme hidratante e meias.
- Kit de gorro, toca e luva temáticos para crianças.
- Kit de pijama de inverno com meia.
- Kit de cafés especiais combinado com caneca, suporte para filtro e dosador.
São inúmeras possibilidades. Na hora de montar um kit, considere o volume de vendas dos itens, a utilidade dos produtos escolhidos e o perfil do seu público.
Prepare o estoque
O inverno é a estação do ano em que o lucro dos comerciantes costuma ter uma margem maior se comparado com outros períodos. Isso acontece porque os produtos tendem a ser volumosos e, consequentemente, com um custo mais alto.
Essa lógica de volume e custo se aplica, principalmente, para o setor de vestuário e calçadista, mas também pode ser observada em outros setores do mercado.
Dessa forma, para garantir a disponibilidade de produtos que atendam aos seus clientes, é fundamental planejar o estoque. Nesse ponto, lembre-se de fazer uma projeção de vendas e monte um estoque realista, que garanta uma oferta equilibrada de produtos.
A ausência de planejamento de estoque pode representar problemas em médio e longo prazos, o que precisará ser resolvido por meio de descontos de inverno ou campanhas de liquidação.
Embora essas sejam ferramentas interessantes para queimar o estoque e se preparar para as próximas campanhas, o excesso de mercadoria pode impactar negativamente na lucratividade da operação.
Dedique-se à escolha dos fornecedores
A escolha de bons fornecedores é um cuidado que precisa ser tomado ao longo de todo o ano. Nas vendas de inverno isso não é diferente. Na hora de escolher um fornecedor, vale a pena ficar atento aos seguintes cuidados.
- Avalie a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
- Pesquise a reputação envolvendo prazos de entrega, atendimento e resolução de problemas.
- Analise o custo-benefício.
- Verifique a capacidade de atendimento.
- Avalie o atendimento, comunicação, suporte técnico e pós-venda.
Considere ter mais de um fornecedor, isso é uma forma de trazer segurança para o seu negócio. Assim, caso um dos fornecedores tenha problemas você poderá contar com o suporte do outro.
No decorrer deste artigo você pôde acessar uma série de dicas sobre o que vender no inverno e cuidados que devem ser tomados na hora de estruturar suas campanhas.
Além de conhecer as necessidades dos seus clientes é fundamental oferecer uma experiência única, pensando em ações voltadas para a formatação do layout e até montagem de kits temáticos.
Do ponto de vista da gestão, vale ficar de olho no gerenciamento do estoque e na escolha de bons fornecedores. A combinação de iniciativas pode variar de acordo com o tipo de negócio e os objetivos de vendas durante as campanhas de inverno. O importante é que você invista em um bom planejamento.
Como você está se preparando para as vendas de inverno? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!