Pequenos negócios

6 dicas do que considerar ao escolher um fornecedor de atacado

10/12/2024 8 mins

Comprar produtos no atacado tem se tornado uma estratégia popular entre pequenos e médios empreendedores. Não é difícil entender o porquê. Ao optar por um fornecedor de atacado, você consegue preços muito mais vantajosos do que comprando em pequenas quantidades, o que gera maior margem de lucro.

Mas nem tudo são flores. Para que esse modelo de compras no atacado realmente faça sentido para o seu negócio, a escolha do fornecedor é determinante. 

A decisão de quem será a empresa fornecedora pode influenciar os custos de aquisição, a qualidade dos produtos que você oferece, os prazos de entrega e até a confiabilidade da operação como um todo.

Nesta lista, separamos as principais dicas sobre o que considerar ao escolher um fornecedor de atacado para o seu negócio. Confira e tire suas dúvidas!

1. Qualidade é tudo! Não deixe de verificar antes de fechar negócio

A qualidade dos produtos é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes na hora de escolher um fornecedor. Não adianta nada pagar barato se o produto que chega para os seus clientes não for bom, não é? Isso pode prejudicar a imagem da sua empresa, gerar devoluções e ainda afetar sua reputação.

Veja estas dicas para avaliar a qualidade do produto ao escolher comprar no atacado:

  • antes de fazer um pedido grande, sempre peça amostras do produto para ver se ele corresponde ao que você espera;
  • veja as avaliações de outros clientes. Empresas que trabalham com fornecedores confiáveis têm boas referências;
  • avalie os materiais usados para a fabricação do produto, pois isso impacta diretamente a durabilidade;
  • preste atenção nos detalhes do produto. Às vezes, um bom acabamento pode fazer toda a diferença;
  • se for possível, faça alguns testes práticos com o produto para ver se ele funciona como esperado.

A qualidade é a base de tudo. Não negocie esse ponto.

2. A localização conta mais do que você imagina

A localização do fornecedor é outro ponto importante quando você precisa de reposições rápidas ou está lidando com produtos perecíveis. Quanto mais perto, mais rápido e barato será o envio, o que pode melhorar sua margem de lucro e a experiência do cliente.

Entre as estratégias para avaliar a localização do fornecedor de alimentos ou distribuidor de atacado estão:

  • considere o custo do frete, pois fornecedores mais próximos geralmente têm frete mais barato e entregas rápidas;
  • observe a infraestrutura logística: se o fornecedor estiver em uma região de fácil acesso, com boas opções de transporte, isso pode garantir entregas mais rápidas e sem imprevistos;
  • verifique os prazos de entrega, já que um fornecedor distante pode afetar o prazo de entrega, o que, dependendo do seu negócio, se torna um problema na gestão de estoque;
  • aproveite a proximidade para visitas, porque fornecedores próximos são mais fáceis de visitar pessoalmente, facilitando negociações e o acompanhamento da produção;
  • fique de olho nas suas necessidades sazonais: para algumas datas comemorativas ou comerciais, você pode precisar de reposições mais rápidas. 

Lembre-se, a localização ajuda a otimizar o processo de compra e aumentar a eficiência da operação.

3. Preço justo é importante!

Claro, todo mundo quer pagar barato, mas é importante lembrar que o preço precisa ser justo em relação à qualidade do produto que você está recebendo. O preço baixo demais pode ser um sinal de que a qualidade está comprometida, enquanto o preço muito alto pode impactar sua margem de lucro.

Sendo assim, aprenda como negociar preços de forma eficiente:

  • compare preços entre diferentes fornecedores para garantir que o preço do escolhido está dentro da média do mercado;
  • negocie descontos por volume, pois, quando você compra em grande quantidade, tem mais poder de negociação;
  • se o seu pedido for grande, converse sobre a possibilidade de descontos ou promoções exclusivas;
  • tenha em mente quanto você quer ganhar sobre o produto para garantir que o preço seja viável;
  • acompanhe a variação de preços ao longo do tempo para saber se o fornecedor está oferecendo o melhor valor possível.

Preços justos vão garantir que o seu negócio tenha uma boa margem de lucro, sem abrir mão da qualidade.

4. Condições de pagamento que se ajustam ao seu fluxo de caixa

As condições de pagamento afetam o seu fluxo de caixa. Se o fornecedor exigir pagamento à vista e você não tiver o dinheiro em caixa, isso pode criar um baita problema. Então, é fundamental saber como negociar prazos e condições que ajudem seu negócio a se manter saudável financeiramente:

  • se possível, tente negociar prazos mais longos para o pagamento, como 30 ou 60 dias;
  • considere o parcelamento sem juros, afinal, alguns fornecedores oferecem essa opção, o que pode ajudar a diluir o impacto financeiro;
  • se tiver como pagar antes, aproveite descontos para economizar no longo prazo;
  • verifique a flexibilidade do fornecedor, já que muitas empresas oferecem condições personalizadas;
  • certifique-se de que as condições de pagamento não incluem taxas ocultas, como juros ou multas por atraso.

Lembre-se: condições de pagamento flexíveis vão facilitar a gestão do seu caixa e garantir mais liberdade para crescer.

5. A confiança é a base de tudo

A confiança no fornecedor é uma prioridade. Se você não confiar na empresa que está enviando seus produtos, a parceria provavelmente não vai durar. Esse é um fator que vai desde a entrega no prazo até a qualidade do atendimento. Entenda como construir confiança com o fornecedor:

  • antes de fechar negócio, pesquise e peça referências de outros clientes;
  • verifique o histórico do fornecedor, pois empresas com boa reputação geralmente têm um histórico de entrega de qualidade;
  • perceba a qualidade do atendimento, já que um bom fornecedor deve ser responsivo, ágil e transparente nas negociações;
  • mantenha uma boa comunicação para evitar mal-entendidos e garantir que você receba o que foi combinado;
  • se algo der errado com os produtos, é importante que o fornecedor tenha uma política clara de suporte.

A confiança é fundamental para uma parceria de longo prazo. Se o fornecedor for confiável, você pode dormir com tranquilidade.

6. Variedade de produtos para atender às suas necessidades

Ter um fornecedor que oferece uma boa variedade de produtos é muito importante. Isso porque, conforme o seu negócio cresce, você vai precisar de diferentes opções para atender às demandas dos seus clientes e expandir seu portfólio.

Fornecedores que oferecem uma ampla gama de produtos podem ser uma solução prática e econômica. Algumas estratégias para avaliar a variedade de produtos do fornecedor são:

  • verifique se o fornecedor pode oferecer diferentes variações do produto, como tamanhos, cores ou modelos;
  • pesquise sobre as novidades do mercado, pois fornecedores que sempre trazem algo novo podem ser uma boa escolha;
  • dê prioridade aos fornecedores atentos às tendências do mercado e fazem lançamentos com frequência.

Se você está procurando um fornecedor de atacado que entenda as suas necessidades como comerciante, o Komprão Atacadista é a escolha perfeita.

Somos parte do Grupo Koch, uma referência no segmento alimentício, com 80 lojas espalhadas, atendendo tanto no formato varejo, com a bandeira SuperKoch, quanto no atacarejo, com o próprio Komprão Atacadista.

Nossa equipe de televendas está sempre pronta para oferecer um atendimento exclusivo, ajudando você a fazer seus pedidos com rapidez e praticidade.

Sabemos como o seu tempo é valioso, por isso, separamos as compras para que você só precise passar e retirar, sem perder um minuto a mais. Se preferir ainda mais agilidade, contamos também com atendimento via WhatsApp.

Toda semana, disponibilizamos uma pauta com mais de 100 itens promocionais para quem trabalha com revenda. Você tem acesso a produtos com preços competitivos para aumentar sua margem de lucro e oferecer o melhor aos clientes.

Com toda a estrutura e eficiência logística do Grupo Koch, o Komprão é o parceiro ideal para quem busca um fornecedor de atacado para atender às demandas do dia a dia do comércio. 

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