Marketing e vendas

Black Friday no food service: como preparar seu restaurante para vender mais sem perder margem

28/10/2025 7 mins

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados por muitos clientes que esperam aquela promoção tão esperada para adquirir um produto ou serviço com um preço acessível e sem perder a qualidade.

A Black Friday no food service, por exemplo, também é uma grande oportunidade estratégica para os donos de restaurante para atrair novos clientes e ainda aumentar expressivamente o faturamento.

Só que, para se obter esse resultado, é essencial preparar seu restaurante com um planejamento que envolva a oferta de um produto de qualidade e um atendimento eficiente.

No entanto, é justamente por falta de uma preparação e de um plano de ação consistente que muitos estabelecimentos não conseguem atrair a clientela e ainda perdem a oportunidade de lucrar na Black Friday.

E, para te ajudar com isso, elaboramos um roteiro preciso para você poder preparar seu restaurante para vender mais, sem comprometer a margem de lucro.

Por que a Black Friday é uma oportunidade para restaurantes (aumento do consumo, clientes em busca de ofertas)

A Black Friday no food service é uma das grandes oportunidades dos restaurantes para atrair mais clientes e, ao mesmo tempo, lucrar com o aumento de vendas, porque neste dia as pessoas estão mais propensas às compras e abertas às novidades.

Pela intensa movimentação comercial provocada por inúmeras promoções e pela busca por descontos, a maioria dos consumidores fica sedenta por experimentar produtos e serviços ainda não utilizados.

Diante desse cenário estimulante, sabendo utilizar as estratégias de atração e vendas certas, será inevitável chamar a atenção de novos consumidores e, consequentemente, os mesmos se tornarem seu público fiel.

Então, não perca a chance de inovar nas refeições, ao mesmo tempo em que disponibiliza ofertas atrativas. Ações, como oferecer combos promocionais e benefícios na compra de certos pratos, podem te render uma margem de lucro significativa.

Como planejar cardápio e promoções sem comprometer margem

Um cardápio muito bem elaborado e com base numa análise criteriosa dos custos para cada prato é o ponto de partida para um planejamento assertivo e que não comprometa a margem de lucro.

Nessa hora, é importante priorizar os itens que costumam também ser a base para outras refeições, ou seja, manter a utilização de ingredientes que também são a matéria-prima principal ou o carro-chefe de outros pratos.

Essa estratégia é tão importante que, além de influenciar diretamente na dinâmica de preparo dos pratos e no serviço de atendimento, ela também proporciona a redução do desperdício, mantendo o estoque com margem de segurança.

Assim, antes de elaborar o cardápio e definir quais as ofertas que serão divulgadas, opte por pratos e benefícios que estejam atrelados aos ingredientes que já são utilizados no dia a dia. O resultado será nada mais que lucro e sustentabilidade.

Para te auxiliar na estratégia, seguem três dicas de ouro.

Evitar descontos agressivos que prejudicam a lucratividade

Os descontos precisam ser chamativos e com um benefício atraente, porém, não devem ser agressivos e sem base nos custos do serviço ao ponto de impactar efetivamente a lucratividade do restaurante.

Portanto, elabore promoções inteligentes através dos combos, que é uma excelente tática de vendas, bem como com brindes especiais que agreguem valor ao produto e demonstrem que realmente a oferta vale a pena.

Criar combos estratégicos (prato + bebida, sobremesa grátis, etc.)

Como dito há pouco, os combos estratégicos, bastante utilizados para atrair novos consumidores, são uma manobra interessante e rápida para aumentar consideravelmente o ticket médio, sem afetar os lucros.

Uma dica interessante é oferecer o prato principal somado a uma bebida ou uma sobremesa gratuita. Pode não parecer, mas essa simples vantagem, além de cativar, traz uma nova experiência para os clientes.

Usar insumos versáteis para otimizar custos

Ter como base ingredientes versáteis para a elaboração de um bom cardápio também é uma estratégia inteligente e que interfere efetivamente nos custos de ação da Black Friday no food service, garantindo a qualidade e eficiência de vários pratos.

Esses insumos versáteis são aqueles que normalmente são utilizados na preparação de diferentes pratos, otimizando o controle do estoque, além, é claro, de minimizar o índice de desperdícios.

Estratégias de divulgação para atrair mais clientes

Chamar a atenção de um número expressivo de clientes na Black Friday depende diretamente do projeto de divulgação que deve ser preciso e com mensagens claras sobre as promoções.

Contar com uma estrutura de divulgação padronizada, utilizando ferramentas atuais como teasers e até vídeos, proporciona alcance e engajamento, bem como gera expectativa e visibilidade.

E as formas mais criativas de fazer a divulgação são…

Redes sociais e WhatsApp

Com um público fiel, as redes sociais e o indiscutível WhatsApp são os canais mais abrangentes da atualidade para divulgar as promoções, ainda mais pela sua capacidade de espalhar publicações e vídeos.

Reservas antecipadas

O serviço de reservas antecipadas, especialmente durante a Black Friday, é o trunfo ideal para otimizar as ações da operação, programando um atendimento eficaz e personalizado para o alto volume de clientes esperado.

Essa prática reflete diretamente na experiência do cliente e também na visibilidade positiva do restaurante.

Delivery com promoções especiais

Outra opção incrível que facilita o atendimento de qualidade em função da alta demanda, é oferecer promoções para o delivery, que, aliás, potencializa o alcance do restaurante durante a Black Friday.

Com essa opção, é possível oferecer descontos exclusivos com combos e brindes em pedidos por aplicativo, contribuindo para o alcance das vendas.

Organização do estoque para evitar desperdícios e rupturas

Um estoque bem organizado é crucial para uma gestão de insumos eficiente e previsível. Ter um controle de todos os ingredientes utilizados garante a disponibilidade dos itens na quantidade certa.

Outra vantagem de ter um estoque estruturado é a possibilidade de planejar as compras de reposição com dados sólidos. Planejar compras permite a reposição do estoque com base no movimento esperado, evitando perdas e gastos em excesso.

Como treinar equipe para oferecer atendimento rápido e eficiente durante a Black Friday

Para disponibilizar um atendimento rápido e eficiente durante a Black Friday, é de suma importância e urgência treinar a equipe para que o atendimento ao público seja o mais positivo possível.

Nesse cenário com um alto volume de pessoas, a equipe precisa ter uma comunicação clara e cortês, presteza durante todas as etapas de atendimento e, principalmente, organização e fluidez na operação.

Com uma equipe apta para as mais diversas situações que possam ocorrer, o serviço será realizado e a satisfação do cliente garantida.

O papel de fornecedores parceiros: como contar com atacadistas como o Komprão ajuda a manter previsibilidade, variedade e custos sob controle

Para uma Black Friday no food service de sucesso, não poderíamos deixar de falar e de indicar o Komprão como o fornecedor parceiro ideal que pode auxiliar a preparar seu restaurante para vender mais sem perder margem.

Por ser o parceiro estratégico ideal e também especializado no atendimento a restaurantes, bares e negócios locais do setor alimentício, esse atacadista de referência atua como parceiro estratégico para que empresários do setor foquem no crescimento de seus estabelecimentos.

Por isso, contar com o Komprão como fornecedor parceiro te garante previsibilidade assertiva no abastecimento do restaurante, além de variedade de produtos, mantendo os custos sob controle.

Quer se preparar para a Black Friday sem perder margem? Fale com o Komprão pelo televendas: (47) 3228-8200.

Até breve.


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