Chegada do Outono: 8 dicas que vão te ajudar a não perder vendas
A chegada do Outono marca o início da queda das folhas, contudo, não são somente esses elementos que tendem a cair com o começo dessa estação. Se não definirmos estratégias valiosas, a época também é propícia para a retração das vendas, tanto pela queda na temperatura como pelo aumento da inflação em alguns setores. A boa notícia é que sempre há uma saída!
Além de ser uma estação mais austera, que impacta no humor e no ânimo dos seres humanos, em virtude do frio e das chuvas frequentes, as pessoas tendem a ficar mais em casa. No setor de alimentos, isso impacta no tipo de comida e na dieta das pessoas, bem como no comportamento de compra.
No verão, os consumidores preferem alimentos mais leves, como frutas frescas, saladas e bebidas geladas, para amenizar o calor e hidratar o corpo. Mas, com a chegada do outono, a temperatura mais amena exige opções mais reconfortantes, como sopas, pratos quentes e caldos.
Aprenda a lidar com as oscilações implementando estratégias valiosas para manter um bom nível de vendas no Outono e caminhar na contramão da maioria dos comércios. Veja algumas dicas preciosas a seguir!
1. Compreenda as mudanças no comportamento
Por ser um período de transição entre o calor intenso do verão e o frio típico de inverno, as pessoas tendem a abandonar parcialmente o consumo de alimentos frescos e saudáveis, como frutas in natura, verduras e sucos. Nessa época, preferem os pratos quentes, que fornecem mais calorias ao organismo, e bebidas reconfortantes como café, chás, etc.
Uma ótima iniciativa é criar uma pesquisa in loco para saber as preferências de seus clientes. Faça uma sondagem, incluindo majoritariamente perguntas objetivas, fáceis de responder, e uma ou duas abertas para expressarem as suas necessidades específicas.
2. Adapte os produtos
Quem trabalha no ramo alimentício precisa estar pronto para remanejar o cardápio à medida que essas mudanças acontecem no comportamento de consumo dos seus clientes, dessa forma, evita-se uma expressiva redução nas vendas.
Veja algumas adaptações relevantes para considerar em seu cardápio:
- troque bebidas geladas por opções aquecidas, como café, chocolate quente, chás e sopas;
- substitua as saladas (total ou parcialmente) por pratos calóricos e agradáveis ao paladar, como risotos, massas e assados;
- ofereça lanches mais nutritivos e reconfortantes, como brownies, pães e salgados quentinhos, torta de maçã, etc.
3. Aproveite as oportunidades
A medida-chave para potencializar as vendas é explorar os produtos sazonais, por serem altamente procurados, principalmente, no setor alimentício.
No Outono brasileiro, você pode explorar os seguintes ingredientes e pratos:
- abóbora em sopas, purês, tortas e como base para molhos;
- castanhas e nozes em sobremesas e bolos;
- cogumelos em risotos, caldos e massas;
- maçã em bolos, tortas e sobremesas.
Aproveite os ingredientes sazonais para criar pratos e combos atrativos, tanto para os clientes fiéis como para os consumidores que estão conhecendo o seu empreendimento.
Também considere que o uso de produtos sazonais é uma ótima maneira de enxugar os custos de produção, aumentar a margem de lucro e, consequentemente, a sua lucratividade. Isso porque são mais baratos e de fácil acesso durante a época de abundância.
4. Crie promoções e ofertas especiais
Durante o Outono, estruture promoções que estimulem os clientes a experimentar novos pratos ou produtos, bem como a voltar novamente ao negócio. Dentre as iniciativas que você pode desenvolver, destacamos:
- oferecer descontos em pratos e bebidas quentes;
- criar um menu outonal composto por entrada, prato principal e sobremesa típicos da estação ou preparados à base de um ingrediente sazonal;
- estruturar um programa de fidelidade de acúmulo de pontos a cada compra, permitindo que os clientes possam usá-los para trocar por brindes ou descontos.
Além dessas opções, você pode criar ofertas e promoções em horários de baixa demanda para estimular o consumo. Essas medidas ajudarão a potencializar os ganhos do seu negócio em tempos de retração.
5. Aposte em estratégias de marketing sazonais
Além do valor dos produtos sazonais, destacamos a potência do marketing sazonal para alavancar as vendas na chegada do Outono.
Nesse sentido, o ideal é adaptar as campanhas de marketing alinhando-as com as necessidades dos consumidores e o clima da estação. Inclusive, aposte nas datas comemorativas que acontecem nesse período, como o Dia das Mães.
Outras ações valiosas são:
- usar a sazonalidade para criar conteúdos outonais nas redes sociais e/ou no blog, promovendo pratos com ingredientes sazonais e criando receitas que possam viralizar;
- incluir imagens e vídeos que remetam à estação nas ações de marketing pode atrair a atenção do seu público-alvo.
6. Foque na experiência do cliente
Ao contrário do que acontece no Verão, época em que as pessoas são mais descontraídas, ousadas e alegres, o Outono tende a gerar mais introspecção e acentuar a procura por aconchego e conforto.
Prepare o seu comércio ou restaurante modificando a decoração. Use cores quentes, como laranja, tons terrosos, como marrom, e tonalidades de verde para proporcionar uma experiência mais agradável e condizente com as sensações geradas pela estação.
Além disso, invista em uma iluminação suave e em um atendimento mais personalizado. Esses detalhes causam um grande impacto com a chegada do Outono!
7. Invista em marketing de conteúdo
Mantenha um bom engajamento dos seus clientes usando o marketing de conteúdo a seu favor. Como as pessoas tendem a ficar mais tempo em casa, opte por nutrir o blog e criar conteúdos valiosos, além de oferecer produtos.
Produza artigos que agreguem valor e ofereçam informações relevantes, pode ser sobre a história de um prato, dicas sobre gastronomia, destinos de turismo gastronômico, harmonização de bebidas, entre outros tópicos relevantes.
Use a criatividade para produzir vídeos interessantes, tornando o consumo de conteúdo muito mais atrativo e leve.
8. Marque presença nas redes sociais
Embora seja fundamental postar conteúdo sobre o negócio, seus produtos e assuntos relacionados, vale a pena manter contato direto com os seguidores.
Para isso, troque ideias com eles, seja ativo nas redes respondendo comentários, curtindo as suas opiniões (mesmo que não sejam tão favoráveis), responda mensagens pelo WhatsApp e no direct quando puder.
Enfim, o importante é engajar as pessoas criando um senso de comunidade que possibilite a troca de experiências e o amadurecimento da jornada do cliente.
Também utilize as redes para divulgar pratos e menus outonais. Capriche nas fotos e vídeos, nas descrições e use hashtags relacionadas à estação, sem esquecer daquelas que já engajam e referem-se ao seu nicho.
Aposte nos alimentos sazonais de Outono
Ao contrário do que muitos pensam, a chegada do Outono oferece ótimas oportunidades de manter e, inclusive, potencializar as vendas. Tudo depende da forma como você encara a estação e, especialmente, o desafio.
Veja a mágica acontecer, adaptando o cardápio, priorizando o contato com o público, criando promoções e focando na experiência do cliente. Além disso, aposte no marketing de conteúdo e conheça a fundo as necessidades e as expectativas do seu cliente.
Também considere a importância de trabalhar com ingredientes e produtos sazonais, como abóbora, batata-doce e maçã. Você pode produzir doces maravilhosos, cremes e sopas, carnes de panela, entre outras opções saborosas e nutritivas. Além de elaborá-las com capricho, divulgue o seu novo menu nas redes sociais aplicando o marketing sazonal.
Todas essas estratégias permitirão que o seu negócio obtenha poderosas vantagens competitivas perante a concorrência e mantenha um bom nível de vendas quando o clima já não é tão favorável, com a chegada do Outono
E você, já está preparando o seu comércio para a chegada do Outono? Descubra outras dicas valiosas para potencializar as suas vendas lendo outro conteúdo em nosso blog que traz 6 dicas para aumentar as vendas durante a baixa temporada.