A sazonalidade é conceituada como um movimento de variação no consumo de mercadorias, geralmente relacionado a fatores externos, como datas comemorativas e estações do ano. Em alguns segmentos, as vendas sazonais precisam integrar o planejamento estratégico, já que ditam o volume de vendas da empresa
As lojas de roupas, por exemplo, precisam compor o seu mix de produtos levando em consideração as estações do ano e as variações no clima. Restaurantes podem aproveitar a sazonalidade para criar cardápios com ingredientes da estação, reduzindo os custos de aquisição de insumos e aumentando a rentabilidade do negócio.
Neste artigo, o objetivo é trazer estratégias que podem ser adotadas pela sua empresa, levando em consideração a sazonalidade como ferramenta de suporte no aumento nas vendas. Acompanhe e confira!
1. Conheça o seu cliente
Conhecer o cliente ajuda a empresa a compreender as necessidades dos consumidores, preferências e comportamentos de compra. Com essas informações fica mais fácil criar estratégias de marketing, personalizar mensagens e ofertas, promover a segmentação, antecipar necessidades e oferecer um atendimento consistente.
Para obter informações sobre os clientes você pode coletar dados por meio de pesquisas, analisar comportamentos no site e redes sociais e criar personas. Outra ação interessante é manter uma comunicação constante com os clientes, isso estreita as relações e ajuda na coleta de dados sobre necessidades e expectativas com relação à sua marca.
2. Desenvolva um calendário de vendas
O calendário de vendas sazonais oferece suporte para a gestão da sua empresa durante os períodos de baixa e alta demanda. Planejando as ações com antecedência você amplia as chances de sucesso da sua campanha. Confira algumas dicas de como montar esse calendário:
- Identifique as datas sazonais mais relevantes para o seu negócio, por exemplo, Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dias das Mães, Black Friday, Festa Junina, volta às aulas, entre outros;
- Defina datas específicas dentro do seu nicho de atuação, inclusive datas de eventos no setor, lançamentos de novos produtos e feriados locais;
- Escolha as datas que serão objeto de planejamento de vendas sazonais, estabelecendo as datas de início e fim de cada campanha;
- Relacione todas as atividades que serão realizadas nas campanhas, incluindo criação de conteúdos e divulgação, planejamento de aquisição de insumos, contato com fornecedores, promoções, entre outros;
- Defina o nome e as responsabilidades dos colaboradores dentro de cada campanha;
- Relacione os recursos necessários para as campanhas, incluindo orçamento, ferramentas e pessoas.
3. Crie ofertas relacionadas ao período
Com o calendário montado, a sua empresa precisa pensar nas ofertas que serão criadas em cada período. Para direcionar suas ações, leve em consideração a data escolhida e as caraterísticas do público que você pretende alcançar.
Por exemplo, em uma campanha de vendas sazonais de volta às aulas, você pode criar kits escolares, oferecer descontos especiais em compras acima de determinado valor e até organizar eventos para as crianças, como oficinas de leitura e desenho.
4. Invista em campanhas de marketing personalizado
Essas campanhas estão focadas em entregar mensagens e ofertas que sejam relevantes para os clientes. A ideia é que, em vez de enviar mensagens genéricas para toda a base, a empresa crie campanhas personalizadas baseadas nos dados coletados sobre os consumidores.
Assim, é possível utilizar, por exemplo, o histórico de compras para sugerir produtos relacionados aos interesses do cliente, criar cupons de descontos exclusivos, enviar mensagens com o nome do cliente e com ofertas de produtos que estejam dentro do seu perfil de compra.
Em ações de vendas sazonais, e até fora delas, criar essas experiências ajuda a aproximar o consumidor da marca, fortalecendo o vínculo e contribuindo para a solidez e confiança no relacionamento.
5. Faça parcerias
Firmar parcerias com fornecedores e outras empresas pode ser uma estratégia interessante e que contribuirá para atrair clientes e ampliar as oportunidades de venda. Unindo forças com outras marcas é possível chegar a um público mais diversificado, aumentando a visibilidade da campanha.
Nesse quesito, é interessante pesquisar com atenção as alternativas de parcerias e buscar marcas que sejam um “complemento” ao seu negócio. Um restaurante, por exemplo, pode fazer parceria com uma marca de bebidas local, criando combos com preços especiais para os clientes que adquirem os produtos que participam da promoção.
Existem muitas formas de colocar em prática essas parcerias, a dica é que você avalie o seu negócio e as oportunidades que melhor se adaptam a ele.
6. Diversifique o mix de produtos
A diversificação do mix de produtos em campanhas de vendas sazonais ajuda a aumentar o alcance, atrair novos clientes e impulsionar as vendas. A oferta de uma variedade maior de itens, atende a diferentes necessidades e desejos dos consumidores, tornando sua campanha mais eficiente.
Para melhorar os resultados você pode incorporar produtos que estejam em alta durante determinada época, como itens de decoração para o Natal e Páscoa, produtos para o Dia dos Pais, kits para o Dia dos Namorados, entre outros.
Outra ideia que vale a pena ser considerada é a criação de produtos limitados ou personalizados para a campanha, gerando um senso de urgência e exclusividade. A compra de insumos em atacado pode ser um caminho para as empresas que desejam diversificar o mix otimizando os gastos.
7. Amplie os canais de vendas
Ampliando os canais de vendas a marca consegue alcançar um público mais amplo e diversificado, aumentando as chances de conversão. Tenha em mente que o seu negócio deve estar onde o consumidor está.
Somado a isso, diferentes canais atendem diferentes perfis de consumidores, permitindo a personalização da abordagem e das ofertas. Na medida do possível, mantenha presença física e digital, explore as redes sociais e os marketplaces.
Também é interessante firmar parcerias com influenciadores digitais e utilizar ferramentas de marketing digital para direcionar suas campanhas para o público certo e aumentar o tráfego para seus canais de venda.
Em todos os canais, dedique uma atenção especial às formas de pagamento. Facilite o pagamento para seus clientes, oferecendo diversas opções como cartão de crédito, boleto bancário, PIX e outras.
Por fim, os gestores devem estar atentos à chamada “sazonalidade negativa”, termo usado para se referir a um período em que as vendas de um produto ou serviço sofrem uma queda significativa, muitas vezes devido a fatores externos como clima, feriados ou tendências de mercado.
Para lidar com essa situação, é recomendado adotar estratégias proativas, como a diversificação de produtos ou serviços, a criação de promoções e campanhas direcionadas para períodos de baixa e o investimento em marketing digital para atrair novos clientes.
Nesse contexto, é interessante contar com bons fornecedores, já que parcerias sólidas garantem o abastecimento contínuo, mesmo em períodos de alta demanda, bem como a possibilidade de negociar condições especiais, como prazos de pagamento mais flexíveis ou descontos por volume, ajudando na manutenção da saúde financeira da empresa.
Como você viu, para obter resultados positivos nas vendas sazonais é interessante combinar uma série de ações, incluindo a diversificação de canais de atendimento, criação de ofertas personalizadas e planejamento. Não se esqueça de escolher bons fornecedores e estar sempre a par do que está acontecendo no mercado.
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