6 estratégias para criar promoções de Natal atraentes
As festas de final de ano são um alento para os empreendedores, pois conseguem aumentar o caixa, girar o estoque e ganhar um fôlego para aguentar épocas austeras. As estratégias de marketing digital são excelentes aliadas para alavancar as vendas, contudo, existem mais opções, como criar promoções de Natal imbatíveis.
Embora seja um grande desafio competir com os grandões do mercado, como cadeias de restaurantes e chefes de cozinha renomados, o sol nasce para todos! A maioria desses restaurantes precisa atender uma alta demanda, portanto, a personalização e o serviço caloroso podem não ser o forte desses empreendimentos.
Nesta época, as pessoas ficam mais emotivas e sentimentais, um ótimo gancho para você explorar, oferecendo um atendimento cordial, comida saborosa e um ambiente familiar. Perante um serviço personalizado, não há como não ficar com o coração quentinho!
Mas, além dessa iniciativa, o que pode ser feito para atrair mais clientes para o restaurante? Hoje, vamos ajudar você a desvendar esse mistério, apresentando 6 estratégias fenomenais. Fique conosco até o final!
1. Crie combos natalinos
Embora o orçamento enxuto possa limitar as ações de marketing, com uma atitude criativa é possível alcançar grandes resultados. E os combos natalinos estão aí para nos mostrar que não há limites quando o gestor conhece o seu público e sabe agradá-lo como ninguém.
Esta estratégia visa atrair grupos de familiares e/ou amigos que querem comemorar juntos esta data tão especial. Para dar certo, esses combos precisam incluir entradas, prato principal e sobremesa, apresentando uma solução de ceia irresistível e por um preço justo. A ideia é apresentar combos para 2, 4 ou mais pessoas.
Inclusive, você pode aproveitar as vendas sazonais para oferecer opções de combos introduzindo ingredientes da temporada e típicos do lugar. Além de reduzir os custos operacionais, esta iniciativa é fantástica para atrair turistas que desejam conhecer mais sobre o destino, explorando o turismo gastronômico.
Outras vantagens desse tipo de promoção de Natal são que aumentam o montante do ticket médio, facilitam a tomada de decisão dos clientes e otimizam a experiência, oferecendo uma dinâmica mais agradável, prática e conveniente.
2. Descontos progressivos
Essas promoções de Natal são ótimas para incentivar o consumo em seu restaurante, pois quanto mais o cliente consome, maior é o desconto que ele recebe.
Nesta abordagem, basicamente, você define a porcentagem de desconto conforme o montante consumido. Por exemplo, se o consumo é de R$ 100, o desconto é de 5%, mas se alcança R$ 200, o desconto sobe para 10%.
Dando certo, estes descontos de Natal, além de aumentar o ticket médio, você potencializa a satisfação dos clientes, garantindo um aumento no fluxo de clientes durante o período festivo.
Portanto, esta é uma das estratégias de marketing digital que não podem ficar de fora das suas ações natalinas.
3. Compre um, leve dois
Estas promoções natalinas ganharam a atenção dos pequenos empreendedores gastronômicos, visto o seu grande potencial para gerar vendas, principalmente, se o restaurante trabalha com happy hours ou não se importa de atender grupos grandes durante o jantar.
A promoção “compre 1, leve 2” é uma excelente estratégia para alavancar as vendas do restaurante, oferecendo um prato adicional ao comprar uma refeição principal, por exemplo.
Também funciona muito bem oferecendo duas doses de uma bebida ou duas unidades de drink na compra de um item. Tudo depende do propósito e dos resultados esperados do negócio!
Uma ótima alternativa para divulgar estas ações de vendas de Natal é postar nas redes sociais do restaurante, usando imagens atraentes dos pratos e focando na unidade que será “presenteada” ao cliente.
4. Cartões-presente
A maioria das pessoas adora ter experiências gastronômicas memoráveis, logo, oferecer cartões-presentes pode ser uma opção adorável para os seus clientes e uma excelente iniciativa para o caixa da empresa. Muitas pessoas não sabem o que dar de presente para os seus seres queridos, é aí que estes cartões entram no jogo.
Com eles, as pessoas presenteiam os seus familiares e amigos com experiências gastronômicas, deixando para o presenteado o poder da escolha, seja para um jantar natalino especial ou para aproveitar em outra ocasião.
Para oferecer cartões-presente, você precisa checar o preço de diferentes combos de refeições completas, considerar os preços das bebidas e o ticket médio do restaurante.
Mas, lembre-se, estas soluções são interessantes para os clientes porque eles podem escolher o montante que desejam oferecer aos seus presenteados. Informe valores aproximados, mas deixe as pessoas à vontade para decidirem o que é melhor.
Para atrair ainda mais a atenção dos clientes, vale a pena oferecer cashback ao comprar um cartão-presente. Por exemplo, “na compra de um cartão de R$ 200, você ganha R$ 20 em consumo”. Com certeza, esta estratégia tem tudo para dar certo!
5. Faça sorteios
Atraia mais clientes e chame a atenção para as ofertas de Natal do seu restaurante fazendo sorteios. Esta é uma estratégia de marketing convidativa, que encanta e convence os clientes a irem mais vezes ao seu pequeno empreendimento. Uma boa opção é fazer sorteios regulares, oferecendo um almoço ou jantar para duas pessoas.
Ao divulgá-las corretamente nas redes sociais, além de aumentar o fluxo de clientes, elas permitem construir uma sólida base de dados para as suas campanhas de e-mail marketing, pois os clientes precisam deixar os seus dados pessoais para participar. Acrescente esta estratégia no seu planejamento de marketing natalino. Você não vai se arrepender!
6. Considere o marketing sensorial
Se você quer elevar o atendimento ao cliente ao grau máximo, você precisa introduzir o marketing sensorial nas suas ações natalinas.
Em linhas gerais, este tipo de marketing envolve o uso de estímulos sensoriais, como sons, visão, cheiros e texturas, para criar uma experiência fantástica. Digamos que oferece a oportunidade perfeita para mergulhar na proposta do prato e do ambiente.
Considerando a alta carga emocional, festiva e acolhedora, as ações que envolvem o marketing sensorial podem ser um poderoso diferencial para atrair mais consumidores. Aqui temos algumas dicas!
- A criação de um ambiente visualmente encantador ajuda que o cliente se sinta em clima de festa. Portanto, invista em uma típica e bonita decoração natalina.
- Explore o olfato, pois este sentido contribui na formação de memórias afetivas. Aposte em especiarias, canela, pratos de fim de ano, deixando que o cheiro dos pratos invada o ambiente e criando uma sensação boa, de conforto e leveza.
- As músicas natalinas também são muito bem-vindas, pois despertam memórias afetivas. Defina uma playlist repleta dos grandes clássicos natalinos e de músicas agradáveis e animadas para o seu público-alvo.
- Estimule o paladar com os pratos típicos, com ingredientes frescos, sazonais e clássicos das festas de fim de ano, como castanhas, frutas secas e outros alimentos emblemáticos.
Com essas dicas, certamente você conseguirá dar o pontapé inicial nessa nova proposta, mais completa, diversificada e enriquecedora.
Crie experiências memoráveis: o céu é o limite
Não há limites quando o assunto remete às promoções de Natal e o empreendedor é criativo! Agora que você já conhece diversas estratégias para aumentar as vendas no período natalino, é hora de trabalhar com afinco e planejar todas as ações que achar conveniente. Para otimizar os resultados:
- analise com cuidado as finanças do restaurante;
- verifique se conta com fornecedores confiáveis;
- entenda os efeitos de uma possível redução de margem de lucro por produto vendido;
- considere a possibilidade de aumentar a capacidade de produção.
Estes pontos são cruciais na hora de selecionar as estratégias sem ultrapassar os limites do seu negócio! E lembre-se: aqui você tem um parceiro que torce pelo seu sucesso!
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