Pequenos negócios

Estudo de mercado: como fazer a análise em uma pequena empresa?

24/12/2024 7 mins

Se você é dono de um pequeno negócio e quer crescer e vender mais, comece entendendo que estudo de mercado não é só para “empresa grande”. Ele serve, justamente, para dar clareza sobre o que está acontecendo ao seu redor e como sua empresa pode superar os maiores concorrentes.

Parece complicado? Não é! Vamos explicar como fazer isso sem se perder no meio de tanta informação. Cada etapa tem uma função importante e, ao final, todas se conectam para que você tenha ideias e consiga agir com estratégia. Confira e tire suas dúvidas!

1. Defina objetivos 

Você precisa saber por que está fazendo esse estudo. Não adianta sair por aí coletando informações sem um objetivo claro porque, ao final, você só vai chegar a dados inúteis.

O objetivo é o ponto de partida que vai guiar todo o estudo. Aqui, não adianta ser genérico tipo “quero entender o mercado” ou “quero vender mais” — isso é muito amplo e vai deixar você meio perdido. 

O segredo é ser específico e focado, como “descobrir por que as vendas caíram nos últimos meses” ou “entender quem são meus principais clientes”. Quanto mais objetividade, melhor.

Fique de olho nessas dicas para definir seus objetivos:

  • pense no que sua empresa precisa alcançar em curto e médio prazos;
  • estabeleça um problema ou meta principal que o estudo precisa resolver (ex: “quero entender por que as vendas caíram nos últimos meses”);
  • escolha métricas para avaliar o sucesso do estudo, como crescimento de clientes, leads ou identificação de oportunidades;
  • crie um cronograma realista para conduzir o estudo, com prazos e etapas bem definidas.

Um estudo de mercado com objetivos vagos gera resultados igualmente vagos. Tenha foco!

2. Pesquise sobre o público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas que mais se identifica com o seu produto ou serviço e, portanto, tem mais chances de comprar. Entenda quem são essas pessoas, o que elas gostam, onde estão e do que precisam.

Quanto mais detalhes você tiver, mais fácil será oferecer algo que realmente solucione o problema delas. Algumas formas de conhecer seu público a fundo:

  • crie uma ou mais personas, que são representações fictícias do seu cliente ideal, incluindo nome, profissão, hobbies e necessidades;
  • realize pesquisas diretas com seus clientes por meio de questionários, entrevistas ou enquetes em redes sociais;
  • use ferramentas de análise de dados, como Google Analytics, para entender o comportamento online do seu público;
  • observe comentários e feedbacks deixados em suas redes sociais ou canais de venda para identificar pontos fortes e fracos;
  • avalie quem são os consumidores da sua concorrência e o que eles estão buscando no mercado.

Quanto mais você conhece seu público, mais fácil fica direcionar suas estratégias de marketing e vendas de maneira eficiente.

3. Analise a concorrência

A análise da concorrência permite entender as forças e fraquezas dos seus rivais diretos e indiretos. Isso não significa copiar o vizinho, significa saber como as outras empresas do seu setor estão agindo.

Quais são os pontos fortes delas? Onde estão falhando? Se você conhece bem o que a concorrência está fazendo, pode encontrar maneiras de se destacar e oferecer algo ainda melhor. Entenda como fazer essa análise do jeito certo:

  • faça uma lista com os principais concorrentes diretos e indiretos do seu nicho;
  • analise os produtos ou serviços que eles oferecem, identificando vantagens e desvantagens;
  • estude as estratégias de marketing e comunicação usadas por eles (redes sociais, campanhas, anúncios);
  • observe o atendimento ao cliente e a experiência de compra oferecida pelos concorrentes;
  • procure por lacunas no mercado (o que eles não estão oferecendo que você pode entregar?).

A concorrência pode ser uma grande fonte de aprendizado, tanto sobre o que fazer quanto o que evitar.

4. Fique por dentro das tendências de mercado

As tendências de mercado são padrões de comportamento que indicam o que está em alta no momento e o que pode vir a impactar o futuro. Por exemplo:

  • uma padaria pode aproveitar a tendência de consumo saudável e lançar pães sem glúten ou com fermentação natural;
  • um mercadinho de bairro, que sempre vendeu itens básicos, pode aproveitar essa tendência para renovar o estoque de frutas frescas;
  • uma pequena loja virtual pode acompanhar o crescimento das compras via redes sociais e investir em estratégias de venda direta no Instagram.

O papel dessa etapa no estudo de mercado é simples, mas indispensável: antecipar as mudanças e se preparar para elas antes da concorrência. Veja como se atualizar:

  • acompanhe notícias sobre seu setor em sites e perfis confiáveis;
  • use ferramentas como Google Trends para identificar tendências de busca;
  • participe de eventos, feiras e workshops relacionados ao seu mercado;
  • observe o comportamento dos clientes e suas novas necessidades.

Monitorar tendências não significa que você precisa “abraçar” todas elas. O segredo é saber filtrar o que faz sentido para o seu negócio, adaptando as novidades ao contexto da sua empresa e do seu público.

5. Colete informações e faça análises

Todas as etapas anteriores (definir objetivos, entender o público, analisar a concorrência e acompanhar tendências) servem para fornecer informações valiosas sobre o mercado. Agora, o foco é organizar tudo isso, identificar padrões e transformar as informações em insights acionáveis para o seu negócio.

A análise dos dados pode parecer difícil no início, mas hoje existem muitas ferramentas que facilitam esse processo, até mesmo para pequenas empresas. Confira algumas ações para executar:

  • reúna todas as informações coletadas ao longo do estudo em uma única planilha ou ferramenta (como Excel, Google Sheets ou softwares de Business Intelligence);
  • classifique os dados, separando informações sobre o público-alvo, concorrência, tendências e objetivos, facilitando a organização (dependendo da ferramenta que você usar, isso pode ser feito com inteligência artificial);
  • transforme dados em gráficos e tabelas, pois as informações visuais tornam mais fácil identificar padrões e insights;
  • compare os resultados da empresa com os objetivos iniciais (pergunte-se o que cada dado está mostrando e como ele pode ajudar a resolver o problema identificado no início);
  • crie um relatório final com as principais descobertas do estudo e sugestões de ações práticas. Exemplo: “identificamos que 60% do público busca preços mais baixos, então devemos criar promoções mensais para atrair mais clientes”.

Não se esqueça: coletar dados é só o começo. O importante é o que você faz com essas informações.

E aí, pronto para começar? Fazer um estudo de mercado pode dar trabalho, mas o retorno vale cada minuto investido. Quando você conhece o mercado, o público e a concorrência, consegue tomar decisões muito mais inteligentes e evitar surpresas desagradáveis. 

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