Entenda como comprar no atacado aumenta a sua margem de lucro
Se você quer alavancar os resultados da sua empresa, deve prestar atenção na margem de lucro dos seus produtos, um indicador financeiro que mede a rentabilidade e a saúde financeira do negócio. Mas, afinal, o que é e por que é tão importante considerar esta variável?
Muitos empreendedores acreditam que, para o negócio dar certo, ele precisa apresentar um bom saldo diário após deduzir as saídas das entradas. No entanto, o fluxo de caixa não é o melhor termômetro para avaliar a capacidade de lucro e continuidade de uma empresa.
Em contrapartida, a margem de lucro é uma métrica formidável para entender a rentabilidade de um empreendimento. Este conceito abrange a porcentagem de lucro obtida a partir das receitas geradas em uma organização, após deduzir os custos de produção e de vendas. Continue a leitura e obtenha mais informações sobre este indicador!
Como é calculada a margem de lucro?
Além de permitir um bom monitoramento da lucratividade, a margem de lucro é indispensável para garantir a viabilidade em longo prazo. Como existem diferentes tipos de gastos corporativos, separamos a margem de lucro em duas frentes: bruta e líquida.
No que tange ao primeiro tipo, este considera unicamente os custos de produção, também conhecidos como variáveis. Em termos de cálculo de margem bruta, temos:
*Margem bruta: Lucro bruto / receita total * 100
Sobre a margem líquida, ela abrange todos os gastos, incluindo despesas operacionais e/ou administrativas, custos variáveis, juros e impostos, sendo esta a sua fórmula:
*Margem líquida: Lucro líquido / receita total * 100
Ao calcular este indicador, os empreendedores podem entender se é hora de aumentar, manter ou reduzir os preços de venda considerando margens baixas, neutras ou altas, respectivamente.
Como aumentar a margem de lucro apostando nas compras em atacado?
Uma das maneiras mais eficientes de potencializar a lucratividade de um negócio é comprar no atacado em comércios comprometidos com o cliente, que oferecem produtos de primeira qualidade por um preço mais acessível, garantindo, deste modo, uma boa margem de lucro.
Graças às vendas em grande escala, os atacadistas conseguem oferecer preços mais atraentes e competitivos, fato que colabora com a boa gestão dos empreendedores e reduz os custos de produção, aspectos fundamentais para encarar as oscilações do mercado e garantir resultados financeiros muito mais expressivos.
No fim das contas, ao comprar por um preço mais baixo, os empreendedores podem aumentar a sua receita, seja reduzindo os preços de venda para comercializar mais unidades, seja mantendo os preços intactos e garantindo uma margem mais ampla por cada item vendido.
Como o assunto de hoje é aumentar a margem de lucro, vejamos alguns dos principais benefícios de comprar em atacado para otimizar este indicador.
Redução de custo por unidade
Geralmente, os atacadistas oferecem bons descontos para os clientes que compram várias unidades ou mais quantidade de um certo produto. Isso permite reduzir os custos e, de forma automática, melhorar a margem de lucro mesmo sem mexer nos custos operacionais.
A boa notícia é que as compras no atacado também são fantásticas para diminuir esse tipo de custo. Por exemplo, um negócio que compra em atacado reduz as despesas com as entregas, tendo em vista que pode adquirir tudo o que precisa para repor o seu estoque, incluindo esses produtos em um único serviço de transporte.
Negociações mais favoráveis
O vínculo de confiança entre fornecedores e clientes é propicio para o desenvolvimento de negociações mais vantajosas, principalmente, em termos de condições de pagamento.
Hoje, muitos atacadistas oferecem cartões próprios com prazos de pagamento diferenciados e descontos adicionais. Tudo isso permite aos empreendedores ajustar os seus passivos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Controle de estoque mais eficiente
O estoque bem abastecido permite que os clientes organizem o seu cronograma de produção e de vendas, atendendo o seu público sem interrupções e garantindo o seu sucesso em longo prazo.
Mas lembre-se: estoque abastecido não significa excesso de produtos. Isso quer dizer que a empresa consegue manter um bom controle das suas necessidades de insumos, materiais e produtos considerando a demanda futura e evitando perdas financeiras por conta de prazos de validade vencidos.
Dessa forma, reduzir o desperdício é uma maneira de aumentar a margem de lucro. Concentre-se na sua gestão de estoque!
Maior variedade de produtos
Comprar em um parceiro atacadista é garantia de sucesso, tendo em vista a grande variedade de produtos e marcas. Você pode escolher as opções que oferecem melhor custo-benefício, adicionando itens ao seu carrinho que agradam o seu público, seja como ingredientes, seja produtos para revenda.
Promoções e ofertas mais atrativas
Com um estoque completo, comprando mais por um menor preço, você consegue estruturar promoções, descontos e ofertas sem mexer na sua margem de lucro. Como estratégia, recomendamos que você escolha um dos produtos mais vendidos e crie uma promoção que encante os seus clientes.
Certamente, ao receber um encarte com essa bela surpresa, fica difícil resistir a esta oferta e aos outros produtos divulgados no material. Se o seu objetivo é que o cliente encha o carrinho ou faça encomendas mais completas, esta pode ser uma excelente alternativa.
O melhor preço é no Komprão!
Tendo em vista todos os pontos mencionados até o momento, fica fácil entender quão importante é fazer as suas compras em um atacadista que entenda o cliente e preze pelo seu desenvolvimento.
Além de vender itens de qualidade com preços mais acessíveis, estes parceiros oferecem diferenciais importantes para a saúde financeira e para o potencial de crescimento do seu negócio, como aumento no prazo de pagamento usando o cartão da loja e acesso a descontos exclusivos para clientes participantes do clube de vantagens.
Por exemplo, ao participar de um clube de vantagens em um parceiro atacadista, o cliente consegue obter descontos imbatíveis que, possivelmente, não teria acesso se não fosse essa boa relação.
No Komprão, zelamos pelo bom relacionamento com os nossos clientes, oferecendo descontos para comerciantes no encarte especial disponível em nosso site.
Além disso, todos os dias temos grandes ofertas para garantir uma boa margem de lucro e, consequentemente, uma maior rentabilidade para os negócios, independentemente do seu tamanho.
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