Marketing e vendas

5 estratégias para criar promoções de Natal atraentes

20/12/2024 6 mins

Existem muitas estratégias para criar promoções de Natal, mas nem todas conseguem capturar a atenção do cliente e converter aquele olhar curioso em uma venda. O grande desafio para as vendas natalinas é: como fazer com que a sua oferta se destaque e, principalmente, conquiste o bolso — e o coração — do cliente?

Nesse período, as pessoas estão mais dispostas a gastar, mas isso não significa que vão abrir a carteira para qualquer oferta. Elas querem sentir que fizeram um bom negócio e, ao mesmo tempo, que estão levando algo valioso.

Para te ajudar a criar promoções de Natal irresistíveis, reunimos neste manual para dezembro 5 estratégias. Aprenda a criar ofertas que resolvem problemas e deixam o sentimento de que o cliente ganhou mais do que esperava!

1. Faça descontos progressivos

A ideia de um desconto progressivo é: o cliente aumenta o volume da compra e você retribui com um desconto maior. Uma fórmula que não tem erro no Natal, quando as pessoas estão comprando para um monte de gente. Veja como aplicar esse tipo de desconto:

  • ofereça faixas de desconto atrativas (por exemplo, dê 10% de desconto para quem compra 2 itens, 20% para 3 itens e 30% para 4 ou mais);
  • escolha produtos que você quer girar o estoque ou que têm uma margem de lucro maior. Assim, você aumenta a venda sem prejuízo;
  • mostre o benefício de forma clara, como “compre 3 camisetas e pague só R$ 120, em vez de R$ 150”;
  • crie um senso de urgência e deixe claro que a promoção é válida só até o Natal ou até acabar o estoque.

Descontos progressivos são perfeitos para aumentar o ticket médio (valor médio de cada compra). Mostre o valor economizado e veja as vendas subirem!

2. Multiplique o valor percebido com promoções “compre um, leve outro”

A promoção “compre um, leve outro” é uma das mais populares entre os consumidores, porque oferece um benefício direto e imediato. 

Ela pode ser aplicada de várias formas: desde o clássico “leve o segundo grátis” até versões mais sutis, como “leve o segundo com 50% de desconto”. A ideia central é agregar valor à compra sem complicações. Nossas dicas para aplicar essa estratégia:

  • use produtos que você quer desovar ou que combinam com o clima de Natal. Roupas, acessórios ou até produtos de decoração funcionam bem;
  • ofereça variações, não precisa ser só “leve outro igual”. Experimente algo como “leve outro pela metade do preço” ou “leve um acessório grátis”;
  • capriche na comunicação visual com cartazes, banners no site e um post nas redes sociais.

A estratégia do “compre um, leve outro” atrai mais clientes e ajuda a empresa a fidelizá-los. É um presente para eles e para você!

3. Facilite a escolha com cartões-presente

O cartão-presente é a resposta perfeita para consumidores indecisos ou que querem evitar o risco de errar na escolha. Com um cartão, o cliente presenteia alguém e ainda oferece a liberdade de escolha, o que torna essa opção muito atraente durante o Natal.

Veja como usar o cartão-presente do jeito certo para melhorar seus resultados em dezembro:

  • tenha opções para todos os bolsos, como R$ 50, R$ 100 e R$ 200. Assim, você atinge diferentes perfis de clientes;
  • faça cartões com tema natalino;
  • mostre que é uma ótima alternativa para quem está sem tempo ou quer evitar erro no presente;
  • crie promoções para quem compra acima de X valor (por exemplo, dê 10% de desconto para quem compra cartões-presente acima de R$ 300);
  • garanta que o cartão possa ser usado tanto na loja física quanto online. 

Quando são bem apresentados, os cartões-presente não são apenas um “vale”, eles se tornam um presente completo.

4. Aumente o ticket médio com combos promocionais

Um combo nada mais é do que a combinação de dois ou mais produtos que, quando vendidos juntos, oferecem um preço especial ou condições mais vantajosas do que se fossem comprados separadamente.

No Natal, essa estratégia ganha ainda mais força, porque a busca por presentes completos e prontos para entregar é enorme. O consumidor valoriza praticidade, e combos temáticos para vendas sazonais são a solução ideal para atender a essa demanda.

Entenda como usar combos no Natal para aumentar o valor do ticket médio:

  • selecione produtos complementares (por exemplo, um combo de cuidados pessoais com sabonete, creme e esponja);
  • certifique-se de que o valor do combo é menor do que a soma dos itens avulsos;
  • crie combos temáticos, algo como “Kit Natal Relax” ou “Combo Ceia em Família” para dar aquele toque especial;
  • mostre o que o cliente vai levar no combo e o quanto ele está economizando.

Não se esqueça: combos não são apenas um desconto. Eles representam valor agregado ao produto, uma vantagem emocional e financeira que faz com que o cliente perceba estar fazendo um bom negócio.

5. Estimule compras em grupo

Descontos para compras coletivas são uma forma inteligente de atrair grupos, como famílias, amigos ou até empresas que buscam presentes em volume.

A aplicação dessa estratégia depende de uma variável simples: quanto maior o número de compradores, maior o desconto. É algo que funciona bem nas campanhas de Natal, pois incentiva a compra compartilhada.

Veja como usar os descontos para compras em grupo com o objetivo de atrair novos clientes que, talvez, não conheceriam sua loja:

  • ofereça descontos crescentes, algo como “10% para 3 pessoas, 15% para 5 ou mais”;
  • explique como funciona, deixando claro que o desconto é válido para compras feitas de uma só vez;
  • divulgue a ideia de compartilhar presentes e economizar juntos;
  • crie kits que agradem a todos, como caixas compartilháveis ou itens de uso geral.

Para que essa ação funcione bem, é fundamental que os descontos sejam atraentes, mas o atendimento ao cliente precisa ser impecável. Tenha uma coisa em mente: por mais atraente que uma promoção seja, o cliente precisa sentir que está sendo bem atendido durante toda a experiência de compra.

Usar as nossas estratégias para criar promoções de Natal atrativas é só metade do caminho — a outra parte é garantir que elas cheguem até o seu público da maneira certa. Invista pesado em marketing por meio de redes sociais, e-mail e WhatsApp.

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