Não perca 6 melhores estratégias de fidelização de clientes
A fidelização de clientes é um processo que consiste em construir uma relação de confiança com os consumidores, garantindo que eles retornem para fazer negócios com a empresa. Além de gerar mais receita, isso faz com que eles recomendem os produtos e/ou serviços a outras pessoas, o que contribui ainda mais para o sucesso da sua empresa.
Para colher esses benefícios, a empresa precisa saber criar conexões duradouras com seu público. É necessário adotar ações que façam os consumidores se sentirem valorizados, inclinados a retornar e a dar preferência à marca, em meio às demais opções que também estão disponíveis no mercado.
A seguir, listamos as melhores estratégias de fidelização de clientes que você pode implementar no PDV (ponto de venda) para encantar o público e melhorar os resultados do seu negócio. Confira!
1. Foque em um atendimento de excelência
Oferecer um atendimento acima da média é essencial no processo de conquistar e fidelizar clientes. Em vez de focar apenas no lucro, a empresa deve demonstrar um interesse genuíno em ouvir as necessidades dos consumidores e buscar formas de resolver os problemas que surgem.
Nesse sentido, vale a pena investir em treinar a equipe para oferecer um atendimento ao cliente que seja acolhedor, humanizado e eficiente. Uma comunicação clara também contribui muito para uma experiência positiva. Além disso, faça todo o possível para oferecer soluções ágeis para eventuais reclamações, pois isso pode ser a diferença entre manter e perder clientes para a concorrência.
2. Personalize a experiência do cliente
Entender que cada consumidor é único para o negócio é uma das dicas de fidelização de clientes que não podem faltar. Para isso, procure compreender suas preferências individuais a fim de fazer recomendações que atendam às expectativas de cada um. Essa atenção especial ajuda a criar um vínculo emocional com a marca, fator que pesa nas decisões de compra.
Conhecer o perfil do cliente e seus hábitos de consumo, por exemplo, permite que o negócio ofereça produtos e serviços alinhados às suas necessidades. Quem faz compras em atacado, por exemplo, tem demandas diferentes de quem só consome no varejo. Observar o que cada um precisa é a chave para apresentar as soluções ideais.
3. Realize pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são ferramentas muito valiosas na fidelização de clientes. Elas ajudam a entender as expectativas deles e a identificar os pontos nos quais o negócio ainda precisa melhorar. Por si só, o ato de querer ouvir o feedback já é um ponto a favor da empresa, uma vez que é uma forma de mostrar interesse em atender às demandas do público.
Para ter bons resultados nessa avaliação, elabore perguntas objetivas, relevantes e fáceis de responder. Em seguida, analise os dados coletados e defina quais ações vão ser tomadas para que os ajustes necessários sejam realizados. Por fim, permita que os clientes saibam que o negócio está trabalhando no sentido de oferecer uma experiência cada vez melhor.
4. Ofereça experiências interativas
Ter algum diferencial competitivo é mais um fator que impacta na retenção de clientes e, consequentemente, na sua fidelização. Uma estratégia que pode fazer seu negócio se destacar entre os demais é realizar experiências dinâmicas, que incentivem o engajamento de clientes e fortaleçam o relacionamento com a empresa.
No caso de um negócio do ramo da alimentação, por exemplo, é possível oferecer aulas de culinária, degustações de novos produtos, receitas personalizadas e eventos temáticos com descontos em itens específicos. Ideias como essas chamam a atenção do público e tornam o contato com a marca mais envolvente, criando memórias agradáveis.
5. Interaja nas redes sociais
Outra boa dica de fidelização de clientes é usar as redes sociais para se aproximar ainda mais do público. Como as pessoas usam esse tipo de aplicativo diariamente, é bom ter o cuidado de responder aos comentários, tirar dúvidas e usar esse canal de contato até mesmo para solucionar problemas apresentados pelos consumidores.
Você ainda pode criar posts relevantes para os clientes, com dicas e conteúdos interativos, como quizzes e enquetes, além de compartilhar histórias e depoimentos positivos em relação à marca. Ao alimentar as páginas com consistência e se mostrar acessível para receber feedback do público, é possível reforçar a conexão emocional que as pessoas têm com ela.
6. Crie um programa de fidelidade
Não dá para falar de estratégias de fidelização de clientes sem mencionar os programas de fidelidade. Essa estratégia de marketing incentiva os consumidores a retornarem por meio da oferta de vantagens, como descontos, bônus e produtos e/ou serviços gratuitos, o que certamente interfere nas decisões de compra do público.
Existem várias formas de adotar essa ideia. Pontos acumuláveis a cada compra para serem trocados por benefícios, programas de assinaturas que dão acesso a descontos permanentes e clubes personalizados para clientes que querem experiências exclusivas são apenas algumas possibilidades. A escolha da estratégia ideal depende de cada negócio e do que pode ser ofertado como vantagem.
Além de adotar as dicas que listamos até aqui, é fundamental saber quais são os erros comuns que atrapalham a fidelização de clientes. Por isso, destacamos algumas ações que você deve evitar em seu negócio:
- não analisar o perfil do público-alvo — para as estratégias darem certo, elas devem considerar as características e necessidades do público do seu negócio;
- ignorar feedback — não dar atenção às opiniões dos consumidores acaba por afastá-los;
- focar excessivamente no preço — embora preços baixos atraiam clientes, isso não é suficiente para que eles tenham um vínculo com a marca;
- não dar atenção ao pós-venda — para manter os clientes satisfeitos, o atendimento de qualidade precisa continuar mesmo após a finalização da venda;
- falta de clareza no programa de fidelidade — regras muito complicadas ou obscuras dificultam a participação dos clientes e não geram confiança;
- falha em cumprir o combinado — não entregar os benefícios anunciados no programa de fidelidade e nas promoções, por exemplo, também prejudica a credibilidade da empresa.
Como você pode perceber, a fidelização de clientes é vantajosa para todos os envolvidos, uma vez que os consumidores ficam mais satisfeitos e a empresa melhora tanto seus resultados de vendas quanto sua imagem no mercado. Portanto, vale a pena apostar em boas estratégias para conquistar o público cada vez mais.
Gostou das nossas dicas? Leia também o nosso post que traz algumas ideias para aumentar as vendas durante a baixa temporada e ter bons resultados durante o ano inteiro!