Pequenos negócios

O que fazer para otimizar o espaço de armazenamento do mercadinho?

22/02/2025 6 mins

Embora o espaço de armazenamento seja um recurso supervalioso para os micro e pequenos negócios, ele pode ser um dos maiores desafios, principalmente para os mercadinhos que apresentam pouco espaço disponível.

Além de ser útil para guardar os produtos, quando gerido da forma correta, o espaço de armazenamento garante o bom funcionamento do negócio e proporciona uma excelente experiência para os seus clientes.

Porém, quando o espaço de armazenamento em mercadinhos não é bem administrado, podem ocorrer sérios problemas, como penalizações perante uma fiscalização e a perda de dinheiro decorrente de produtos estragados ou malconservados.

Portanto, a regra é clara: maximizar o uso do ambiente disponível para o armazenamento de produtos, organizando-os de forma correta e seguindo as melhores práticas. Não sabe quais são? Continue lendo o nosso post para conhecê-las agora mesmo!

Defina o espaço de armazenamento

Em primeiro lugar, é preciso verificar o tamanho do espaço disponível para armazenar os produtos, medindo as dimensões de todos os setores usados para a finalidade, como prateleiras, depósitos, espaços externos e áreas não usadas.

Após fazer esse levantamento, considere as áreas mais acessíveis para armazenar os produtos com mais rotatividade, de maneira que seja fácil acessá-los durante a jornada.

Em contrapartida, escolha os setores mais distantes ou menos acessados para guardar os produtos com menor giro de estoque.

Invista em sistemas de armazenamento vertical

Entender como otimizar o espaço para um pequeno mercado inclui conhecer soluções práticas, que facilitam o dia a dia e não demandam a ampliação de ambientes.

As opções de armazenamento vertical, como estantes e prateleiras, são excelentes quando o mercadinho não conta com um espaço suficiente para guardar os produtos. Isso ajuda a liberar o espaço horizontal e, consequentemente, a manter um ambiente mais organizado e acessível.

Por certo, as prateleiras permitem organizar produtos aproveitando a altura do teto. No entanto, para garantir um ótimo resultado, é fundamental que estes recursos sejam de boa qualidade, em especial, para evitar acidentes e a perda de produtos por quedas e dano da embalagem.

Além disso, vale a pena optar por alternativas ajustáveis, que possam ser bem posicionadas e se adaptem ao espaço disponível.

Opte por recursos de armazenamento inteligente

Embora as soluções anteriores sejam valiosas, recomendamos o uso de caixas empilháveis, sistemas modulares, palets e outros mecanismos de organização inteligentes, eficientes e superpráticos.

Por exemplo, as caixas organizadoras são ótimas opções para agrupar itens pequenos (biscoitos e temperos). Por outro lado, as gavetas e os armários com divisórias possibilitam guardar os produtos mais delicados e pequenos, como utensílios de cozinha e refis de produtos de limpeza.

Os ganchos de paredes também são alternativas valiosas, principalmente para pendurar sacolas com itens embalados.

Classifique os produtos

Organize o seu espaço de armazenamento separando os produtos por categorias ou grupos, pois, além de melhorar o fluxo de trabalho, facilita o acesso aos itens, bem como evita que sejam guardados de forma incorreta ou desordenada. 

A forma mais adequada de classificar os produtos é conforme o seu tipo: alimentos, bebidas, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza e outros. Em cada categoria, crie subgrupos incluindo itens semelhantes, de diferentes marcas e/ou sabores. 

Quando organizamos desta maneira, fica muito mais fácil achar os produtos na hora de reabastecer as prateleiras e, principalmente, evitamos o desperdício de espaço.

Aposte na tecnologia

As ferramentas como sistemas de gestão de estoque, são poderosas aliadas do gerenciamento de espaço de armazenamento, pois oferecem dados relevantes sobre os produtos mais e menos vendidos. Desta maneira, podemos organizar o ambiente de armazenamento, otimizando o espaço e a rotatividade de produtos. 

É importante salientar que estas ferramentas também ajudam a controlar o vencimento dos itens, minimizando as perdas financeiras por conta de prazos de validade expirados e a superlotação de espaço com produtos irrelevantes para as vendas (por seu baixo desempenho de vendas).

As etiquetas e o uso de scanners também facilitam a organização, ao mesmo tempo que promovem um espaço de armazenamento mais enxuto, assegurando a rotatividade de das unidades em estoque antes do seu vencimento.

Considere terceirizar 

Se considera que as outras soluções de armazenamento não são possíveis porque, de fato, o seu mercadinho não conta com suficiente espaço, é hora de cogitar a terceirização.

Para isso, pondere a locação de pequenos depósitos próximos ao mercadinho, em especial, para produtos em excesso ou que não possuem um rápido giro de estoque, como os produtos sazonais.

Contudo, preste atenção no momento de fechar a parceria. Escolha a alternativa que lhe inspira confiança, porque, lembre-se: o estoque ficará longe de suas vistas. 

Nesse sentido, vale a pena fazer um contrato de aluguel, cercando-se por todos os lados para reduzir inconvenientes e garantir a integridade dos produtos durante todo o seu período de vigência.

Controle o estoque

Dentre as formas mais inteligentes de manter uma boa gestão do estoque e, consequentemente, do espaço de armazenamento, é implementar o método First In, First Out (FIFO), traduzido ao português como “primeiro que entra, primeiro que sai”.

Segundo esta metodologia, focada no melhoramento do fluxo dos produtos, os produtos mais antigos são vendidos primeiro, evitando, assim, o acúmulo de itens e a sua perda em decorrência do vencimento ou deterioração.

Libere espaço: estruture o seu estoque com itens de qualidade e alto giro

Como pode perceber, melhorar o espaço de armazenamento oferece inúmeros benefícios para os mercadinhos, como garantir a rotatividade do estoque e agilizar a reposição de itens nas gôndolas e geladeiras.

No entanto, na busca pela otimização do espaço, podem ocorrer alguns erros que podem prejudicar a eficiência do processo, como armazenar os produtos sem classificar, não controlar os espaços e não rotacionar os itens conforme a sua entrada no estoque.

Evite cometer estes erros seguindo os nossos conselhos. Ao adotá-los, além de promover um armazenamento seguro e organizado, você reduz os custos com produtos irrelevantes para o seu público e, em consequência, potencializa a sua rentabilidade.

Sobre oferecer itens com boa rotatividade, é fundamental que estes sejam de excelente qualidade, apresentem preços competitivos e resolvam uma necessidade de consumo.

Conte com um fornecedor que oferece produtos de boa procedência e busca atender os seus clientes, divulgando promoções regulares e cumprindo o prazo de entrega combinado. Confie no Komprão!

Em nosso atacarejo, você encontra tudo o que precisa para suprir as demandas do seu público, potencializando o giro do estoque e o aproveitamento do espaço de armazenamento. Entre em contato com o nosso televendas para saber mais sobre a nossa parceria. Te esperamos!


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